Garotas e livros

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

Por 22:08 5 comentários

Esta semana publicaram uma frase no twitter que assim dizia:

"Aprendi no Enem que errar uma vez é humano, mas errar várias vezes é inep."
Estamos vendo isso ultimamente???

Desde que as Universidades Federais passaram a admitir o exame nacional do ensino médio como critério de avaliação para entrada nas faculdades têm se instalado a preocupação de muitos estudantes. Algumas universidades continuam com seus vestibulares tradicionais, a maioria deles públicas. Mas em 2009, quando as federais decidiram aplicar o enem ao invés do vestibular (ou, em alguns casos, como a 1º fase do vestibular) é que começaram a ocorrer os erros. Não vão dizer que nos vestibulares tradicionais não ocorriam. Mas em comparação ao que se vê desde o ano passado, os erros eram irrisórios; uma questão ou outra que era anulada. Em 2009 houve o roubo da prova do enem em meados de agosto. O acusado do roubo disse que trabalhava para empresa de segurança na gráfica. A empresa diz que ele não era funcionário. O suspeito se apresenta na polícia confirmando o crime e disposto a colaborar como x9. Estudantes vão às ruas em protesto contra a fraude do Enem 2009. Ocorre atraso das provas e é injetado uma não confiabilidade aos estudantes vestibulandos.

Eu já tinha achado um erro as federais continuarem a utilizar o enem em 2009. Mas tudo bem.
Eis que vem 2010 e mais uma vez o enem traz problemas. Pensei que as universidades tinham aprendido com o erro. Que não iriam voltar a utilizar o enem como critério de avaliação. Mas usou novamente. E mais uma vez se viu erros. O cartão de respostas referente às questões de ciências da natureza e ciências humanas estava invertido, e ainda foram apresentados problemas com os cadernos amarelos e com as folhas da prova branca. 
O ministro da educação diz que irá continuar a apurar os fatos e abrir uma sindicância e diz que é preciso ter cautela para não responsabilizar indevidamente quem não tem culpa. Não estou aqui para culpar ninguém, mas para dizer que existe um órgão responsável pelo exame. Independetemente de quem foi o culpado, eles devem saber que eles é que serão responsabilizados.

Estou aqui como uma estudante que já passou pelo enem. Sei o quanto é estressante, quanto é cansativo. Não é fácil você passar cinco horas de prova e no final ter que refazer a prova. Ou ficar nervoso quando encontrar erros gráficos. Tem pessoas que fazem provas com os nervos a flor da pele. Só basta uma coisinha, um detalhe e elas meio que explodem. Aí já viu... é desconcentração total.
Bem, só falei o que ouvi de estudantes decepcionados com a prova! Espero que este problema seja resolvido, tendo como resultado o melhor para todos!!!


Bjs^^


Você Deve Gostar Disto:

5 comentários

  1. ai amiga, me lembro que quando fiz o ENEM em 2005 e não era nada complicado assim.
    mas auqe as coisas se resolvam né?

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  2. É amiga... Não era tão complicado assim não. Apesar de eu odiar de verdade o enem! Fiz 3 vezes, e nas 3 as notas foram quase as mesmas. Uma pertinho da outra. rsrsrsrsrsrsr
    Mas depois dessa novidade de enem ser vestibular/1º fase de vestibular apareceram as broncas. Agora é ver no que é que dá.

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de Deus... Educação é fundamental, é prioridade número um na política. Que país zinho é esse q a gente vive. É decepcionante ver esse tipo de notícia. Concordo plenamente com vcs Gabi e Dani. E continuem assim, criticando, abrindo a cabeça das pessoas... Adorei o blog.
    Convido-as a conhecerem o meu sobre mitologia grega.
    Um beijão viu?
    Sou escritora: migre.me/124Cv
    Sarah Micucci
    http://imperiodosdeuses.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Hey ^^

    Gostei do texto, bem eu já acho esse Enem um barco furado de verdade, a entrada pra uma boa faculdade deveria ser projetada na vida acadêmica do aluno, como ocorre nos EUA, no dia da prova levanto mal, dá branco, fico ruim sei lá tantas coisas e simplesmente minha vida se resume em uma prova?! e os anos que passei estudando?! notas, atividades?! tudo deveria contar.
    Espero que o Brasil crie vergonha e coloque ensino de verdade, principalmente à escolas públicas, que convenhamos vai de mal a pior ¬¬

    Xoxo

    :: Loma (www.night-angel.org)

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Com certeza esse enem virou uma vergonha para o Brasil, como vc mesma disse errar duas vezes é só o Inep. hahaha adorei isso
    Enfim, problemão!

    Beijos
    ;)

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge