Garotas e livros

Procura-se

Por 21:45 3 comentários


   CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DE OBRAS DE ARTE DESAPARECIDAS



O patrimônio cultural de um país confere à sua população o sentimento de pertencimento e nacionalidade. Cabe a cada um de nós zelar por sua preservação e conservação. Infelizmente, em todo o mundo e no Brasil acontecem furtos e roubos de obras muitas vezes raras e representativas de manifestações artísticas e religiosas do passado, essenciais para o entendimento e compreensão da nossa história.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Ministério da Cultura e a Polícia federal realizam nova campanha para a recuperação de obras de arte. São 934 peças desaparecidas, em grande maioria de arte sacra, uma vez que as igrejas ficam mais vulneráveis, por serem locais de culto e receberem grande afluxo de público.
É muito importante que ao adquirir obras de arte o público tenha cuidado em saber de sua procedência, especialmente o que foi produzido até o século XIX. Hoje muitas pessoas possuem peças furtadas ou roubadas sem o saber, especialmente de arte religiosa.
A campanha abrange divulgação nos meios de comunicação, ações preventivas para melhorar a segurança de igrejas, museus, bibliotecas e arquivos, além de ações pedagógicas em escolas, igrejas, museus, feiras de arte e antiguidades.
Todos podem ajudar. no site do Iphan há um cadastro com fotos e ficha técnica de todas as obras desaparecidas.
O Patrimônio Cultural Brasileiro e o futuro agradecem.

Nota pessoal:
As peças que constam no catálogo que o Iphan e o ministério da cultura oferece são nossas. Algo que deve ficar exposto para todo o público que almeja conhecer e ver um pouco de nossa história e nossas raízes. Essas obras são os nossos legados. São as marcas de pessoas que fizeram parte de nossa história. Não deixem que tantos bens fiquem presos a uma só pessoa ou família. Pois é o que acontece quando há venda de tais peças. Há compradores de antiguidades por todo lugar. Manter guardadas as peças de arte é esconder traços de nossa história.

Comprar e vender peças de arte e antiguidades roubadas é crime. Proteja o nosso patrimônio cultural. veja no site do Iphan a lista e as fotos dos bens procurados.


Há uma superintendência Regional do Iphan em 21 estados. Não vou listar o endereço de todos aqui, mas se alguém se interessar é só me enviar um e-mail.


Iphan 

Gerência de Bens Móveis e Integrados 

Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 sala 910
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20013-120
Telefones: (21) 2220-4646 R.227/228 / 2524-0482 / 2262-1971




                                   
Cálice litúrgico, de Salvador/BA   “A Dança”, de Pablo Picasso     Anjo do altar de 
                                                                                    Paracatu/ MG                                 

Você Deve Gostar Disto:

3 comentários

  1. gente realmente temos que ajudar essa campanha, pois essas obras desaparecidas são parte da nossa história...


    Flor, passa lá no Teen.Tação, o resultado do sorteio já saiu...
    Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Oii amiga!!!

    Tomara que encontrem logo essas obras de arte!

    Ah, sobre os posts anteriores, a prequiçosa qaui não comentou mais leu viu! Agora temos uma opinião masculina por aqui, achei bem legal... se o meu namorado topasse bem que ele podia fazer uam coluna lá no meu blog também, mas eu acho que ele jamais toparia =/
    E quero/continuo querendo ler a série House of Night!

    bjoo
    ;**
    http://bybrunakitty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga amaria trabalhar com isso pois é historiadora.Mas no momento ela está trabalhando em outro projeto.

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge