Garotas e livros

[Parabéns]

Por 06:30 2 comentários

Hoje se comemora o dia do Bibliotecário, então vim aqui prestar minhas homenagens a essas pessoas que facilitam a nossa vida quando não encontramos um livro e que organizam tudo o que a gente bagunça... Eu sei, eu sei. Eu também já baguncei a biblioteca =/


Quem nunca ficou horas nas prateleiras procurando um livro e não achava!? E a quem você recorria para encontrá-lo? Aos bibliotecários. 
É certo que eles estão ali para fazerem isso por nós também, mas é com prazer que eles fazem.. (ok, nem todos. Tem umas senhoras da biblioteca pública daqui que estão cansadas disso. Se aposentem, então! Saco.) rs
Mas encontramos pessoas super legais nas bibliotecas da vida... 


História

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo. 
Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. 


A palavra Biblioteconomia deriva do grego bibliothéke(depósito de livros) e nomos (regra, lei), e significa a “arte de organizar e dirigir bibliotecas, de acordo com normas, regras” – sentido grafado em uma época em que “arte” era sinônimo daquilo que se adquire "pelo estudo e pelo exercício".
No Brasil, o Bibliotecário é encarado como um profissional “menor”, qualquer que seja o seu nível cultural, e muitos se surpreendem com a exigência de graduação universitária para o exercício da profissão.

Então vamos valorizar mais esse profissional que está tão disposto a nos ajudar quando pedimos ajuda. Eles deram duro para estar em torno a tantas estantes de milhares de livros!
Desde pequena que eu frequento à bibliotecas e posso dizer: É um dos meus lugares FAVORITOS!
Parabéns a TODOS bibliotecários e bibliotecárias!!!
Em especial, um grande beijo a minha amiga bibliotecária Viviane (bjo Vivi  o/) Obrigada por me aguentar na biblioteca da faculdade! [amiga, leia logo Queimada. Você não vai se arrepender! Eu seu que você vai superar Tentada. Juro! =D]
Ah! E outro para Rose! Mais uma bibliotecária da facul... 
Adoro conversar com vocês meninas... E qual é o nosso assunto favorito??? LIVROS! rsrs  Principalmente sobre nossa querida série: HoN!! o/ 


E hoje também é aniversário da minha querida cidade!!!

Parabéns pelos 474 anos...



Em 12 de março de 1537 exatamente, a capital do estado de Pernambuco, Recife, era fundada. O nome foi escolhido por causa dos arrecifes - rochedos de coral e arenito formando uma muralha natural que circundam todo seu litoral.

Localizada na foz dos rios Capiberibe e Beberibe, Recife é conhecida como a "Veneza brasileira", em alusão à cidade italiana que tem inúmeros canais e pontes atravessando seus rios.



É considerada uma cidade histórica por ter várias construções tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e muito visitada por turistas fascinados pela beleza de seu litoral.




"Minha cidade 

menina dos olhos do mar 
dos rios que levam meu coração 
do sol que começa à raiar 
é por você que eu peço na minha loa 
por essa gente tão boa 
abre um sorriso e cantar 
Minha cidade 
das vilas, dos manguezais 
dos altos e dos coqueiros 
da fé que move o futuro 
oh, Conceição, Senhora, abençoai 
essa cidade que só quer crescer
e ser feliz 
Recife eu te dou meu coração..."
[Minha cidade - menina dos olhos do mar / Lula Queiroga- Lenine-Zé Braw]




Beijos meus amores!
Danni Barbosa 

Você Deve Gostar Disto:

2 comentários

  1. Nossa cidade está precisando de mais cuidados, mesmo assim deu um show de alegria, emoção no carnaval.
    Sobre o dia do bibliotecário, é uma profissão muito importante, pois nso orienta em nossas pesquisas no espaço tão lindo e vivo que deve ser uma biblioteca. Como diria Lobato, Um país se faz com homens e livros.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para mim, parabéns para mim, parabéns para mim! Na metade do ano, oficialmente bibliotecária. Meu amor: livros, livros e mais livros. Obrigada, Dani. Ainda comentaremos mais sobre livros e filmes. Sobre Queimada, depois do que as autoras fizeram em Tentada (que não posso escrever aqui por causa do spoiler) foi quase se J K Rowling matasse Harry no último livro depois de todo o sofrimento do coitado (Harry). Eu lerei Queimada quando sair o próximo da série, agora estou presa com os livros do TCC. Quando eu começar a ler algum outro livro, eu te conto. Obrigada por homenagear os (as) bibliotecários (as) classe ainda mal valorizada no Brasil.

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge