Garotas e livros

#Resenha: A Garota dos Pés de Vidro

Por 17:34 5 comentários








A Garota dos Pés de Vidro

Autor: Ali Shaw
Editora: Leya Brasil
Ano: 2010
Páginas: 288




Sinopse AQUI






Ganhei A Garota dos Pés de Vidro em uma promoção da Leya que tinha que escolher um livro dentre uma listinha disponibilizada por eles. Para ser super sincera eu escolhi este livro por conta da capa. E por conta do título também. Achei a capa linda e o título curioso! rs
~♥~

O livro nos conta a história de Ida Maclaird, uma jovem saudável que, após uma visita a pacata cidade de St. Hauda's Land, tem sua vida mudada para sempre. A cidade de St. Hauda's Land é uma cidade pequena, onde o comércio de baleias predominava. Depois da proibição da caça às baleias, muitas pessoas foram embora a procura de um outro tipo de trabalho. Um lugar simples e pequeno, mas que tinha muito mistério. Ida volta à cidade a procura de Henry Fuwa, um homem que cruzou o seu caminho na primeira vez que foi lá. Ele levava com si um inseto morto, mas o inseto parecia um boi de asas. Ele contou a ela que havia mais deles e vivos, Ida pensou que ele era louco e ele foi embora. 

Só que agora, Ida acha que ele falava a verdade. Alguma coisa estranha aconteceu e Ida tinha que encontrá-lo. Ela estava hospedada na casa de Carl - um amigo de sua mãe já falecida, e procurou em toda a cidade por Henry. Até que conheceu Midas Crook. Midas trabalhava em uma floricultura do amigo Gustav e amava tirar foto; como se a câmera fosse uma extensão de seu corpo, ele só vivia agarrado ela. Teve uma vida sem muito amor por parte do pai, e por mais que tentasse ser o oposto dele, acabou sendo, em parte, um espelho do homem que ele foi.

Quando seu segredo é descoberto por Midas, Ida sente-se frustada, mas agora ela terá alguém em quem confiar, e ela sabe que pode confiar nele. Midas tem medo desta aproximação entre eles e fica sempre nervoso. Sabe que gosta dela mas se considera anti social e diz não gostar de gente. Ele se acha incapaz desse tipo de interação e teme o que estar por vir.

Ida percebe que o vidro está se espalhando e que ela tem que fazer alguma coisa rápido. Eles encontram Henry Fuwa e os mistérios dessa cidade começam a aparecer. Mas o porque, ninguém sabe. Uma história de amor é tratada neste livro cheio de fantasia. Mas o que marca é o que o amor pode fazer na vida de um homem. A mudança na vida de Midas é verdadeiramente impressionante. Assim como o fim desta história.

~♥~

O livro é cheio de altos e baixos.  Você só começa a pegar embalo na leitura só na metade do livro. São conversas, histórias, lembranças que nos fazem entender os personagens... Mas só vemos Atitude depois da metade. Midas é um mané que tem medo de amar (Pai que cresce sem amor, gera filho sem amor), Ida é uma garota que quer amá-lo, quer tê-lo antes que seja tarde demais e ela se torne um mero ornamento de vidro. Henry é um cara que resolveu desistir de quem ama, Carl é um idiota que quer ver em Ida a mulher que um dia ele amou. Gustav é o melhor amigo de Midas (adoro ele)  e Denver é sua filha - extremamente esperta para a idade dela - apenas 7 anos. Dá conselhos a adultos e fala como se fosse gente grande:
-Não entendi o sentido do jogo - diz Midas
[...]
-O sentido do jogo é se iludir por um momento. Para que as coisas não sejam o que elas são.
- Hum?  
(Essa garota com certeza daria uma boa filosofa.)

O que me intriga no livro é que, em momento nenhum, ele dá uma explicação para um ponto chave. Uma explicação, não necessariamente lógica, más só uma explicação. E o que vem é "que as coisas acontecem porque tem que acontecer". o.O   Nem por isso o livro se perde, ele tem seu começo, meio e fim todos estruturados; mas sabe quando aquela dúvida persiste!? Bem, COMIGO aconteceu. Vai que alguém leu além das linhas. rsrs
Um ponto do livro que amei são as paisagens descritas. O autor nos leva a imaginar cada detalhe de um lugar onde o inverno deixa sua marca e despeja sua beleza. É realmente encantador. 

Para quem gostar de fantasia, está aí um bom livro.
Fica a dica! ;D


Classificação:

Cheeiro^^
Danni

Você Deve Gostar Disto:

5 comentários

  1. Que explicação péssima: "As coisas acontecem porque tem de acontecer" É, isso não foi muito inteligente da parte do autor.

    ResponderExcluir
  2. Huum pelo que você contou esse livro é um tanto complicado, ao que parece todos os personagens estão altamente ligados, pelo menos foi assim que entendi através da sua resenha...
    Propagação do vidro? Não entendi muito bem...Vim ler a resenha devido ao nome do livro, achei que pudesse ter uma explicação aqui, mas ao que parece só terei se eu ler.
    Espero achar esse livro na biblioteca, não havia ouvido falar dele ainda...bom parece ser bem diferente do que eu leio

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Me parece que o livro tem um mistério, que o autor deixou no ar, para que seja decifrado pelos leitores da melhor maneira possível. Curisissíma para ler. :d

    ResponderExcluir
  5. A Garota dos Pés de Vidro é uma saga ou um único livro?
    Obrigada :g

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge