Garotas e livros

Cartas para Julieta - Ceil Friedman & Lise Friedman

Por 13:39 7 comentários



Cartas para Julieta

           Autora: Ceil Friedman & Lise Friedman
Editora: Seoman
Ano: 2010
Páginas: 176


A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente “Julieta, Verona”, chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta.
Este livro conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu. Este livro poético, com uma seleção de cartas sinceras, é perfeito para todas as pessoas que já se apaixonaram uma vez.

Confesso que o livro não era como eu esperava. Acho que esperei por uma ficção, pela a história do filme que tanto falam (e que eu não assisti) ou coisa parecida.

Mas não é isso que vimos quando começamos a ler Cartas para Julieta. O livro nos leva ao tempo de Romeu e Julieta através da história, das décadas, dos séculos. Conhecemos o local original da história, passamos pela casa de ambos, nas antigas ruas de Verona. Vemos que não há sacada na casa de Julieta, e que Shakespeare incluiu alguns pontos extras em sua obra. Vemos também que ouve inúmeros precedentes a Shakespeare e como tudo teve início. Conhecemos também o túmulo de Julieta e tudo o que ele passou. Mesmo após a sua morte, descansar em um lugar em paz, não foi nada fácil.

Achei as primeiras narrativas do livro um pouco chatas, os primeiros capítulos pareciam se arrastar pra mim. Demorei bastante para sair deles. Mas quando você começa a perceber que toda esta história é muito mais do que parece ser, você se vê envolvida em um mundo onde o amor prevalece acima de tudo. A parte central do livro, que são as cartas, são de uma sinceridade sem tamanho. Descobrimos quando elas começaram a chegar e porque, quem as respondia e os sentimentos que tantas pessoas sentiam. Muitos consideravam Julieta, parte fundamental de suas vidas e falavam dela como sinônimo do amor. E até mesmo como uma santa, que estaria ali para lhe ajudarem e lhe concederem graça. A pediam conselhos, orações, súplicas, favores e até perguntas de como foi o romance dos dois e questionamentos de se eles se amavam mesmo; havia até pessoas dizendo que ela foi boba ao se matar, podia ter arranjado outro melhor! =) Enfim, de tudo tinha nas cartas. Desde adolescentes descobrindo o amor, quanto a adultos que queriam se apaixonar, ou se apaixonaram por outra pessoa e não sabia o que fazer. 

Eram cada vez mais e mais cartas! Pessoas que não sabiam como agir diante de uma situação onde o coração deve falar mais alto. E a cada anos que se passava se fazia mais necessário um número maior de secretários e secretárias de Julieta. Pessoas que tinham o coração aberto para responder com sinceridade cada carta que recebiam em mãos. Se faziam necessários tradutores pois as cartas vinham de todos os lugares do mundo. Você se sente tocada com todas elas e dá uma vontade enorme de ser uma das secretárias de Julieta.

Então, para quem quiser conhecer mais esta bela história, leia! E se não gostarem do começo do livro, por favor, insistam! Continuem a leitura, a partir de um momento ela começa a fluir e você se vê passando por diversos momentos e acontecimentos desse casal apaixonado que tanto nos marcou. O trajeto que percorremos com o livro é lindo.
Estou até procurando o endereço de lá. Vou enviar uma cartinha também.
Observação Importante: Todas as cartas são respondidas! Então, que tal enviar uma também?

Obrigada a editora Pensamento / Seoman pelo prazer de desfrutar esta obra.


Cheeiro seus lindos!!



Você Deve Gostar Disto:

7 comentários

  1. Não li o livro, mas gostei muito do filme. Muito fofo. Lembro que quando fui assistir meu ex-professor de estatistica estava na mesma sessão que eu. Por coincidência ou não esta semana deu vontade de assistir novamente o filme. No filme além da história das cartas, há duas histórias de amor. Muito belo.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!
    Eu ainda não li o livro, mas assisti ao filme e foi muito bom e bastante emocionante!!! Pela sua resenha o livro e o filme tem muitas diferenças, pois temos as cartas e as secretárias no filme, mas o foco principal é uma estória em particular de vários anos de amor puro e verdadeiro!!(suspiros!!rsrsrsr)
    Gostei da resenha e bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Que resenha linda *-*
    Fiquei curiosa pra ler!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sou louca por este livro! Eu acho ele lindo e fofo! Sem falar na história, quero muito ler!

    Aproveito para te convidar:
    Ta rolando uma super promo lá no blog! Concorra a um livro e a um IPD2! Me ajude, é minha primeira promoção!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2011/11/promocao-ainda-nao-te-disse-nada.html

    bjinhs

    ResponderExcluir
  5. adorei quero mt ler esse livro se possivel ver o filme tbem bj

    www.leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e adorei, então fiquei curiosa pra ler o livro. Pela sua resenha, parece que o livro é bem diferente do filme, mas eu continuo querendo ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não li o livro, nem vi o filme. Mais gostei demais da sua Resenha. Agora me despertou a curiosidade e a vontade de ler....
    Abraços...
    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge