Garotas e livros

A Esperança - Suzanne Collins

Por 12:27 17 comentários




A Esperança

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 424







Sabe aquela sensação de última página de Harry Potter?
Aquela leitura do epílogo que te deixa feliz e ao mesmo tempo triste, e você diz: acabou. Mesmo.

Bem, foi assim que fiquei quando terminei A Esperança.
Nenhuma série mexeu tanto comigo depois de HP. E olhe que eu já li muitas. Jogos Vorazes foi uma trilogia incrível. E que já me deixa saudades. Em um dos livros da saga, Meyer, comentou que "é um livro que, mesmo após terminar de lê-lo, você ainda se pega pensando nele", e é justamente o que acontece. Eu terminei de ler há mais de uma semana e ainda fico pensando na história, nos personagens incríveis e em tudo o que aconteceu. Sabe o que eu tô louca pra fazer? Pegar a trilogia e ler novamente! [nas férias, se Deus quiser!]

Vou tentar falar um pouco do livro sem spoiller, ok?

Desafiar a Capital (Jogos Vorazes) foi o único mode de salvar a vida de Peeta. Apesar de saber que  estava se arriscando, Katniss não tinha a menor ideia do que um simples ato de rebeldia pudesse causar. A revolta da Capital era grande. O Presidente Snow tem sede de sangue e só vai sossegar quando tudo voltar ao que era antes, quando todos os distritos se renderem ao Poder da Capital novamente. Mas Katniss agora é vista como o rosto da rebelião. Os distritos, apesar de temerosos, não aguentam mais as punições que sofrem da Capital e querem justiça. O Presidente Snow quer o controle e irá fazer de tudo, mas TUDO mesmo, para tê-lo de volta.
Katniss se vê dentro de um jogo onde não pediu para entrar, mas que infelizmente foi a causa dele. Para quem só queria ser livre, Katniss vai ter que abrir mão de muita coisa para salvar a quem ama. 

Os desafios são expostos. Soldados, antes desconhecidos pelos distritos, ressurgem com força. Uma guerra está a caminho. Ambos lados querem vingança. Mais uma vez Katniss se vê como marionete dos poderosos, só que desta vez, é muito mais do que sua vida que está em jogo. Gale, seu fiel amigo e algo mais, está sempre ao lado dela, mas ela sente que já não é a mesma coisa. Os tempos mudaram. Eles não são os mesmos amigos que viviam caçando e falando mal da Capital. Agora eles são caçados e estão em uma batalha cruel contra toda a Capital. Peeta, pra mim, continua sendo o cara mais fofo do mundo, mas também não podemos dizer que ele está como antes. Parece que tudo mudou em um simples piscar de olhos. Ninguém mais é o mesmo para Katniss, nem ela própria. Só Prim, sua querida irmã, parece entendê-la e confortá-la. 
A Esperança, assim como os outros livros da trilogia, tem muita violência. Mas nada que a gente não veja nos filmes e na TV. Nada muito fora do comum. =/

Não vou falar mais sobre Peeta, nem Katniss, nem Gale, nem ninguém. Porque já vejo a hora de eu soltar algo aqui. Queria MUITO falar mais sobre Peeta. Acho que eu escreveria um post só sobre ele... (quem sabe um dia! haha), mas não dá. Tudo acontece rápido demais e Peeta tem um papel muito .... neste livro. Então, vou me abster de mais informações. 
Ah! A sinopse tem spoiller, então nem coloquei! hehe  #dúmal

Deixo aqui aquela minha velha frase: LEIAM LOGO!!!

Sério galera. Super sério mesmo! Ainda não vi um ser vivo achando essa trilogia ruim. Se tiver alguém que achou, expresse aqui sua opinião. Vou adorar ver seu ponto de vista! 

Me desculpem pela resenha, ok? Nem de longe saiu do jeito que eu queria! 
Queria poder falar mais sobre o livro, me expressar com mais facilidade. Mas A Esperança não é um livro fácil. Você meio que termina de ler ele em choque, porque tem muita coisa pra absorver.
Suzanne Collins não cria uma cena mágica, onde no final, todos vivem felizes em seus reinos. Ela é realista, e abusa da realidade. Ninguém vive em um conto de fadas, então porque não terminar de forma justa!? Amei cada página do livro. O epílogo foi a única coisa que eu não amei de verdade. Mas não sei se foi porque eu não gostei mesmo, ou se foi tipo HP.... que eu não gostei porque tinha, realmente, chegado ao fim.
Bem, na minha releitura, eu descobrirei. Até lá, divirtam-se e apreciem JOGOS VORAZES!

"Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre ao seu favor!"

Você Deve Gostar Disto:

17 comentários

  1. OMG, sério que o livro é tudo isso? Eu olhei pras capas e pensei: putz, só vou ler se ganhar em sorteio ou algo assim! Mas depois do que você falou menina! Fiquei super curiosa! Ai geeente, para, ainda estou me recuperando da sua resenha, podia divulgar alguns spoilers né? O pior é eu tentando descobrir quem é menino e quem é menina com esses nomes dificinhos ali, rsrs! Eu gostei da sua resenha, mesmo que vc não tenha gostado tanto viu?
    Acho que cumpriu com o objetivo que fazer as pessoas quererem ler e mais: você podia ter feito a sinopse do livro né mocinha, o terceiro e quarto paragrafo são dignos de estarem na parte detrás do livro! Pode escrever um livro inteirinho tbm eu deixo, kk.
    Um beijooo.
    http://serietrinita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hum adorei a dica

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

    ResponderExcluir
  3. É triste. Depois de debatermos pessoalmente e por e-mail essa trilogia, ainda há muita coisa para contar. É igual a HP sempre tem algo novo para falar. Realmente acabou. Esses epílogos são as partes mais tristes dos livros, pois mostra que acabou mesmo. Essa trilogia há muito para debater, principalmente da sociedade em si.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom, como falei no twitter, estou aqui te seguindo viu, muito lindo seu blog, adorei. Eu ainda não li nehum dos livros da serie, ams pretendo.
    Território das garotas
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Danni!
    Não vou ler a resenha porque ainda não li nem o segundo volume da série.
    Mas essa série não me conquistou... Não entendo por que o pessoal a ama tanto.
    Matança de crianças e adolescentes? Não sou muito disso não...
    Mas acho que vou acabar lendo os outros livros só para saber como tudo termina.
    Bjss!!

    ResponderExcluir
  6. Oiiii meninasss..
    Vim conhecer o blog de vcs e já gostei viu.... Venho mais vezes..hehe

    Nunca tinha lido uma resenha que me convencesse tão bem a pegar e ler esta trilogia logo, gostei muitoo e vou ler com certeza... Boa dica

    To seguindoo

    Bjuxxx

    http://penseiraliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse livro TÃO triste. E fiquei meio que traumatizada com o final :/

    ResponderExcluir
  8. Esperança é um livro que te deixa sem saber exatamente o que sentir. É muita coisa acontecendo e definir cada sentimento, cada reação em frente aos acontecimentos lidos é dificil. Fazer uma resenha que realmente passe o que pensamos e sentimos sem spoilers realmente não sai como queremos (foi o que aconteceu com a minha), mas a sua ficou lindona! =)

    ResponderExcluir
  9. Estou louco para ler essa série, pena que não comecei nem o primeiro ainda =/

    Parabéns pela resenha!

    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vim conhecer seu blog e adorei!!
    HUm, tenho visto muitos comentários sobre este livro, parece ser interessante!!
    To seguindo aqui e no twitter!!
    Já postei hj os marcadores que ganhou no sorteio!
    bjinhs

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amei esse livro acabei de ler A Esperança hoje e ainda não quero acreditar que acabou, pois estou penssando nele o tempo todo, acho que nunca mais vou esquece-lo. Foi ai que entrei na internete para ver o que as pessoas acham dele e acabei encontrando seu Blog e vi que vc descreve o livro como eu e todo mundo que leram ele pensa também, Pois a trilogia Jogos Vorazes é surpreendente e vai deixar muitas saudades. Parabéns pelo Blog,Bjão

    ResponderExcluir
  12. Oiee!

    :)

    amoamo demais esse livro, adorei a resenha, captou mesmo como é o livro, parabéns.
    :)

    ResponderExcluir
  13. Li A Esperança há um tempinho, mas confesso que até hoje estou um pouco decepcionada com o final.
    Por outro lado, adorei a resenha aqui escrita. Muito bem escrita e inteligente, mostrou a essência do livro sem revelar muito.
    Apesar de tudo, é um livro ótimo e que vale, MUITO a pena ler, assim como toda a saga.

    ResponderExcluir
  14. Só assisti o filme da trilogia, mas quero comprar os três livros e lê-los. Adorei o filme assim como, vou adorar os livros. Acho a Katniss muito corajosa, sem duvida.

    ResponderExcluir
  15. Eu terminei de ler faz mais ou menos uma semana e entendo o que aconteceu com vc...acho que esse livro é uma crítica ao que acontece na vida real, eu achei que Collins focou certeiramente nos reality shows, na política e no ser humano em si...é incrível como ela conseguiu colocar tudo num livro...
    Teve duas partes nesse livro que eu tive que ler duas vezes por que não estava acreditando no que tinha acontecido...quase morri lendo
    Só achei um pouco vago e rápido demais algumas partes da narrativa, sei lá, acho que nesse ponto a escritora devia melhorar
    Estou esperando o filme de Em Chamas sair, parece que será fiel ao livro (tomara!!!)
    ps:Eu torcia pra Katniss ficar com o outro garoto no fim (não vou falar aqui senão todos me matam!!!)...mas ok, não posso ter tudo o que quero
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  16. Gente, eu to chocada com uma resenha que pense tanto como eu! Eu fiquei tão emocionada quando terminei esse livro, que eu estava lendo aqui no trabalho, e fui no banheiro, chorar para descarregar. Passei muitos dias depois ainda pensando e pensando sobre o final, impressionante. Eu amei também! Não tenho nem palavras para descrever!
    E a comparação com HP? Exatamente isso!!!!
    Parabéns pela resenha, achei super bem feita.

    ResponderExcluir
  17. Eu só ainda não li A Esperança para não ter que sentir a mesma sensação quando terminei Harry Potter. De feliz, não tem nada. ;( HAUASHAUS Estou pensando seriamente em esperar os filmes. Sei de muitas coisas que acontecem no livro porque acabei lendo algumas páginas. hahaha Suzanne Collins não tem medo de matar.

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge