Garotas e livros

O Céu está em todo lugar - Jandy Nelson

Por 18:09 12 comentários


O céu está em todo lugar

Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 424

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Lennie Walker acaba de perder sua irmã Bailey. E por mais difícil que esse sentimento de perca seja para qualquer um, para Lennie é ainda pior.

Lennie sempre viveu à sombra de sua irmã mais velha. Mas sempre porque quis. Ela amava a irmã e via nela tudo que nunca foi ou que nunca conseguiu ser. Se alguém dissesse que a sua irmã era o centro gravitacional da Terra, ela acreditaria. Fazia todo o sentido, certo?

Então, Bailey estar morta é algo difícil de aceitar. Sem pai e mãe, as meninas foram criadas pela avó e pelo tio Big, um cara de costumes nada comuns. Uma família nada muito normal, vocês podem perceber, mas uma família. E agora, sem Bailey, parecia que nada mais fazia sentido. Lennie não queria conversar com ninguém, não queria consolo de ninguém. Só queria sentir a dor da perda e sentir que Bailey estava nela.

Uma musicista, essa era Lennie. Tocava clarinete e adorava o que fazia. Ao voltar à escola, depois de dias e mais dias de luto, ela conhece Joe, um garoto francês que acabou de se mudar para lá. Assim como ela, adorava tocar e logo se encontraram nas aulas de música da escola. Sabendo da perda dela, Joe passa a querer ajudá-la a superar isto. Uma amizade começa a nascer, mas algo mais profundo vem com ela. Enquanto Lennie está apagada, sem ânimo, sem expressão, Joe é uma fonte viva de alegria, que só vive sorrindo e querendo fazer os outros felizes. O oposto do que é Lennie. Mas ele consegue criar nela, momentos de felicidade.

Mas para quê fugir da dor quando o que ela quer é senti-la? Só assim Lennie tem uma forte presença de Bailey. Eis que ela percebe que Toby, namorado da sua falecida irmã, sabe que a dor tem sido o único caminho para manter acesa toda vida de Bailey. Ambos sozinho e sofrendo pela mesma pessoa, aquela que eles amavam, descobrem que esse é um sentimento comum entre eles e acabam se aproximando e buscando consolo um no outro. Mas toda essa dor acaba dando lugar a outro sentimento, como se um estivesse buscando no outro um pedaço daquela que se foi. Uma intensa carência os une e Lennie não sabe como evitar.
Abalada por estar se envolvendo com o namorado da irmã e estar se apaixonado pelo cara mais feliz do mundo enquanto deveria estar de luto, Lennie só quer se afastar cada vez mais do mundo se isolando em seu quarto, seu refúgio, onde ela e a irmã viveram os melhores momentos.

Incapaz de se abrir com alguém, Lennie escreve seus sentimentos em um papel, em um copo de café ou numa embalagem de bala e joga pelo mundo, escondendo em uma pedra, enterrando no jardim ou jogando ao vento.

O que é certo? O que é errado? Pode haver amor na dor?

Deixo isso para vocês lerem e descobrirem! Esse foi um dos melhores livros que já li na vida! A história é linda, Jandy Nelson usou de algo comum a todos e buscou nisso um sentindo para nossas dúvidas e medos. Pensei que fosse mais uma história de amor, mas é muito mais que isso. É uma história de esperança, dor, perda, fé, perdão... São tantos sentimentos que nos acometem ao mesmo tempo que nos faz pensar na vida. E para quem já perdeu alguém, vai ser fácil se identificar no livro, descobrir que não é só você que sente tantas coisas. Como é comum nossos sentimentos...
Me vi muitas vezes na Lennie e assim como ela, aprendi a escrever meus sentimentos no papel e jogá-los por aí. E é muito bom!

A diagramação do livro é linda! Tudo nele é perfeito! AMEI! Amei mesmo!
Usando o termo de Lennie, a sensação ao ler o livro é joelirante!
Mais uma vez a Novo Século conquistando meu coração... S2

Então, eu SUPER recomendo! Para quem ainda não leu, é leitura obrigatória ok?




Você Deve Gostar Disto:

12 comentários

  1. Acabei de ler esse livro ontem, exatamente oito dias depois de comprá-lo! No começo, confesso que as páginas não me cativaram, mas a uma certa altura da história eu já estava conversando com Lennie. Um livro muito bonito mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse livro lindo demais. Me fez viver com a dor da personagem e sofrer novamente a dor de uma perda.
    Mas apesar de todo esse ar triste eu adorei.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse é realmente um livro MARAVILHOSO! Otima resenha ")

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro lindo; a capa, por si só, é super delicada. Gostei muito da resenha, principalmente dos questionamentos, fiquei com a impressão de que o livro nos leva a pensar sobre nossas próprias perdas e escolhas.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li outras resenhas do livro e já me vi que ele deve ser maravilhoso... Fiquei morrendo de vontade ler antes e agora mais ainda. Vou atrás dele com certeza, ou aproveitar os Amigos-secretos da vida pra pedi-lo. Parabéns pela resenha!
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser completamente PERFEITO!
    Uma das minhas próximas leituras!
    Adorei a resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  7. Poooxa, tá querendo me matar é menina?! Eu ganhei esse livro em uma promo, mas ele ainda não chegou, eu comecei a dar uma espiada na sua resenha, mas fui obrigada a me conter né! Quero ser super surpreendida!
    Mas é ótimo saber que esse foi um dos melhores livros que você já leu, o problema é que me deixa ainda mais curiosa, rsrs.
    Bjks.
    http://serietrinita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. esse livro eu ganhei da promo "comprou ganhou" da novo conceito, mas tenho 2 antes dele pra ler, fora o que estou lendo que nem cheguei na metade ainda... agora fica a dúvida: será que devo passar ele na frente?

    ameeei sua resenha amiga

    megaa bjoo
    ;**
    http://bybrunakitty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Danni!
    Morro de vontade de ler esse livro!
    Todo mundo só elogia!! Já está na minha lista de desejados. :D

    Eu estava com saudades de você!!

    Bjooo!

    ResponderExcluir
  10. Eu vejo sempre esse livro na Livraria Saraiva, mas até hoje não tive intenção de ler. Depois dessa resenha, quem sabe?

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda! Uma das mais bonitas e bem escritas que já li desse livro, parabéns!

    Eu super curti o livro, ele é lindo, sensível, cativante.
    Mas eu devo admitir que não caí de amores, apenas porque achei o final muito incerto.

    Beijinhos Danni :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  12. Oi...

    Adorei a sua resenha, eu li esse livro e amei... Além do texto bem escrito o livro tem umas ilustrações que são divinas..

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge