Garotas e livros

Cartas ao cão – Tatiana Busto Garcia

Por 15:25 12 comentários



Cartas ao Cão

Autora: Tatiana Busto Garcia
Editora:
Ano: 2009
Páginas: 287



Mais uma obra nacional despontando aqui no blog! Tatiana traz um romance que com certeza trará boas lembranças aos que nasceram nos anos 80. Ok, sou uma delas. Apesar de ter nascido bem no finzinho, em 1988.

Temos uma história separada por dois tempos. Conhecemos Nola em 2009. Uma mulher na casa dos 30 que mora com o irmão Tom, que é um gay ainda bem rebelde, tentando extrair tudo aquilo que o mundo lhe oferece. A mãe vive em um asilo e o pai os abandonou ainda quando crianças. Nola vive a sua vida sempre frustrada por não saber do pai e inconformada com o pouco que sua mãe lhe falou. Nunca viveu verdadeiramente para si e adora observar as pessoas ao seu redor, fazendo sempre o possível para ser neutra na sociedade.

Em contrapartida, conhecemos Lúcia em 1979, uma menina de 8 anos que há pouco tempo perdeu o pai e não consegue gostar de seu padrasto. Apesar de amar a vida, percebo que desde pequena tenta fugir dela. Acaba descobrindo que sempre existem coisas boas na vida e, mesmo assim, a vida não é sempre doce. Até que as duas personagens se cruzam e suas vidas mudam para sempre.

Esse livro aborda dramas familiares com características comuns a todos nós. Do começo do livro até um pouco mais da metade, eu achei bem cansativo. Nola ‘viaja’ muito em seus pensamentos e isso acaba arrastando a leitura. Não são todos que gostam de ficar lendo pensamentos, por vezes, sem esperanças de uma pessoa. Ela teve uma vida complicada e foi a ausência do pai que desencadeou tudo isso. Passado esse verdadeiro drama de Nola, quando ela ‘desperta’ pra vida, a estória começa a ficar mais interessante. Ela tem um cão e grande amigo, Kojak, para quem ela escreve seus pensamentos e sentimentos, mas sabe que ele não precisa ler nem ouvir para entendê-la. Kojak é o único que consegue ver através da sua alma.

O livro é marcado pela cultura, música e consumo de época. Passamos por diversos trechos de músicas de Tom Jobim e outras tantas bandas internacionais que eu jamais conheci. Vários lugares comuns são citados, assim como trechos de jornais e propagandas na televisão. O livro é cheio de um refinado humor, dando leveza à obra. Recomendo o livro para aqueles que estão chegando ou já chegaram na casa dos 30, pois irão se sentir mais familiarizados no contexto. O livro é diferente e tem um final belo e verdadeiramente emocionante.



Você Deve Gostar Disto:

12 comentários

  1. Adoramos a resenha; agradecemos a vocês por prestigiarem os autores nacionais
    Valeu, garotas
    Abraços da equipe da Sá Editora

    ResponderExcluir
  2. Aii Danni, fico tão feliz quando leio resenhas positivas de um livro nacional assim... Ainda não conhecia esse livro, nem a autora, mas fiquei bem interessada. Marquei na minha lista de desejados, mas seguirei seu conselho e vou deixar pra ler mais tarde, rs
    Acho muito bacana essa cumplicidade dos animais com as pessoas. Tenho dois cachorrinhos e às vezes sinto que posso confiar mais neles do que numa pessoa que se diz ser meu "amigo", né?
    Ótima resenha! Beijinhos! =*

    ResponderExcluir
  3. Taí que me interessou... apesar de ter ficado meio ressabiada com o lance dos pensamentos... de pensamento negativo bastam os meus. Esse encontro entre as duas deve ser benéfico.
    Kojak é um nome fofo e diferente para um cachorrinho!!! Esse da capa é uma fofura!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, estou bem longe dos 30 mas acho que vou ler!
    Estou valorizando mais os autores nacionais, e descobrindo cada livro bacana!
    Beijos, e parabéns pelo blog e pela resenha!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro mas é autor nacional então fiquei interessada *-*

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Livro ruim, ja li e não gostei, mal escrito e historia bem fraquinha, não recomendo

    ResponderExcluir
  7. Olá Danni,td bem?
    Pelo que vi da sua resenha,esse livro é mais uma obra nacional que eu gostaria de ler.
    É como vc disse,no começo,realmente parece um livro cansativo.Mas,com certeza melhora!!!:D

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o anonimo! A resenha está ótima, mas o livro é pouco interessante, cansativo e monótono mesmo!
    Uma pena! Pelas características ditas da autora, imaginei algo mais surpreendente... me decepcionei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o anonimo rsrs
      Acredito que exista uma super exposição de autores ruins que conhecem pessoas influentes ou têm condições de bancar uma publicação, enquanto bons autores permanecem anônimos. Por isso, incentivo e leio literatura brasileia, mas as obras boas e não qualquer literatura fraca e sem sentido =)))
      É isso!

      Excluir
  9. mtoooo boon esse livroo (:

    ResponderExcluir
  10. otimo esse livro amei!!!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro. No começo a história é bem cansativa, e demorei um pouco pra entender a finalidade do livro. Mas aos poucos ele vai se tornando uma história que visga a gente até o último ponto, é só ter um pouco de paciência.

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge