Garotas e livros

Belle - Lesley Pearse

Por 19:59 27 comentários



Belle


Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 560



A escravidão branca é um tema pouco abordado em livros. Por se tratar de um tema forte, acho que poucos são aqueles que ousaram escrever uma estória contendo esse tema. Um drama tratado nos anos de 1900, onde a busca pelo ouro na Europa estava em alta, é o que a Lesley traz para nós em Belle. Uma estória como nenhuma outra.


Belle Cooper só tinha 15 anos quando sua vida muda para sempre. Morava em um bordel em Londres, administrado por sua mãe, mas nunca entendeu de fato o significado que esta casa tinha. Era proibida de circular pela casa à noite e sua mãe era uma mulher dura, de poucas palavras e quase nenhuma emoção evidente. Mog, a empregada, era praticamente sua mãe verdadeira. Não a teve, mas foi ela que cuidou de Belle, que a colocava para dormir e fez dela a adolescente inteligente, educada e esperta. A mãe de Belle, Annie, fez questão que ela frequentasse a escola, mas não queria enviá-la a uma escola interna, longe do bordel, longe delas. Quando Belle conhece Jimmy Reilly, o sobrinho de Garth, dono de um bar vizinho, percebe que, pela primeira vez na vida, ela acredita que terá um amigo.

Porém Belle, neste mesmo dia, acaba descobrindo o significado de bordel e prostituta quando ficou presa no quarto de uma das garotas da Casa de Annie. Mais do que o ato em si, ela presencia o assassinato de Millie. Dias depois é sequestrada pelo assassino e vendida a um bordel em Paris. E é a aí que o livro começa a chocar. Abusada, explorada e ferida, Belle quase morre, mas é comprada por outra pessoa e enviada a New Orleans. Presa e obrigada a viver em um bordel, Belle decide aproveitar a vida como cortesã e juntar dinheiro o suficiente para poder voltar para casa. Mas é preciso ter coragem para perder a inocência. E nada é tão fácil quando se é uma prostituta. Para muita delas, é um caminho sem volta.

Nenhuma mulher pode passar pelo que ela passou e não ser afetada por isso. Você diz que Jimmy a ama, mas amor nem sempre é suficiente.

O livro é uma obra tão realista e ao mesmo tempo tão chocante que você não sabe como agiria se tentasse se colocar no lugar de Belle. A descrição dos locais foi muito bem escrita e muitos personagens surgem durante todo o livro. Um dos mais importantes pra mim é Ettiene, o jovem que levou Belle à América a mando dos grandões do tráfico. Ele tem um papel fundamental na vida dela e é ele que a aconselha a aceitar ter essa vida e fazer o possível para ser a melhor. E ela realmente se torna a melhor cortesã. A mais jovem, a mais bela, o desejo de todo homem. De inexperiente, passa a ser a galinha dos ovos de ouro da nova Casa em que se encontra na América.

Você é uma jovem impressionante – Ettiene disse com tristeza – E isso me dá certeza de que você conquistará New Orleans do seu jeito. Ela é muitas coisas, corrupta, um lugar perigoso, mas também tem ala, e acho que no final você estará mais segura lá. Pegue a oportunidade de escolher seu próprio caminho na vida.

É um livro longo em que a dor, o sofrimento, e a angústia são elementos sempre presentes. Mas a realidade dos fatos nos faz ficar presos no livro do início ao fim. Poucos são os momentos cansativos na leitura. Mas talvez porque seja um livro bem pesado e com uma letra muito pequena, cansa ficar segurando ele enquanto se lê. Mas acho que só isso. Belle não será uma personagem facilmente esquecida. Sempre que eu ouvir seu nome, irei lembrar-me de uma jovem forte que sofreu muito, mas que com toda coragem conseguiu lutar por sua liberdade e filtrar seu passado tirando dele os momentos que a fizeram crescer e as boas pessoas que conheceu.
Por mais que eu escreva não irei conseguir transcrever todo sentimento e profundidade do livro. Apesar de todo sentimento negativo que nos acomete, é uma história de superação. A esperança é a luz no fim do túnel para muitas pessoas; e com Belle não é diferente.  Talvez o percurso que a vida lhe impôs para encontrar a felicidade não tenha sido fácil, ou até mesmo suportável. Mas ela não desistiu de tentar se feliz.




Você Deve Gostar Disto:

27 comentários

  1. To sentindo que chorarei bastante com esse livro.

    Tenho visto falarem sobre ele por aí, mas dei a devida atenção essa é a primeira resenha que leio.

    Parabéns Dani você me prendeu com a resenha e talvez sem ela eu demorasse um tempão pra perceber que essa seria uma leitura maravilhosa.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah Danni... apesar de imaginar que acabarei precisando de lencinhos, eu quero tanto ler... desde que começaram a divulgar, a capa, o trecho disponibilizado, me conquistou demais essa livro. Estou esperando a chance de ter ele em mãos para me encantar ainda mais com esta estória.
    Belle é uma personagem inspiradora. E o Jimmy me cativou pello pouco que vi do primeiro encontro deles.

    ResponderExcluir
  3. Oii Danni
    Realmente, parece ser um livro muito forte...
    Pelo começo da tua resenha, quando você fala sobre ela ter presenciado um assassinato no bordel, lembrei do livro Desaparecidas, da Tess Gerritsen... Não sei se você conhece.
    Essa idéia do romance com o Jimmy (Ainda mais no trecho que você postou "Você diz que Jimmy a ama, mas amor nem sempre é suficiente.") me lembrou Moulin Rouge :B

    Enfim, embora seja um livro que me atraiu, acho que não irei ler... A quantidade de páginas também me desanima u.u

    :*

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que vou amar esse livro! Eu não tinha muita ideia sobre o que era a historia, e sei que é meio pesada mas mesmo assim quero ler pois gosto de historias que refletem realidades mesmo que elas sejam ruins. Por que afinal elas existem e sempre tem alguém no mundo que precisa encarar diariamente tudo isso. Que custa a nós conhecer, não é mesmo?
    Amei sua resenha, de verdade!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  5. Oieee
    Sei que esse livro parece ser realmente tocante, mas foi uma das coisas que mais admirei, aprecio muito quando os altore(a)s escrevem o livro com tal sentimento que nos faz sem perceber derramar lágrimas que escorrem no nosso rosto por se envolver tanto com a história
    Não sei sinceramente se eu posso ter esse livro pois a lista de "livros a comprar" é grande e tenho algumas prioridades, mas sei que esse livro vai estar lista.
    Muito obg pela dica, tudo de bom.
    bjsss ;*

    ResponderExcluir
  6. Daaanniiiiiii!!!

    Passando pra avisar que eu indiquei um selinho pro Garotas e Livros no meu blog.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha, quero muiiiiiito esse livro. Acho que será minha próxima compra \o/

    Seu blog está muito legal, organizado e interssante.
    Estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Coitada da Belle.
    Eu pensei que a história era diferente.

    ResponderExcluir
  9. Achei esse livro tão legal! Outro lançamento da NC que parece ser muito bom. E o tamanho do livro? Nooooossa, é muito para ler. Mas eu adoro isso. Quero ler também =D

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus, eu to tipo... Apaixonada por esse livro! Nunca li algo que falasse disso e ai PAN! Esse livro fantástico. Amei o enredo e o fato dela lutar pela liberdade dela faz eu amar mais ainda a história kkk, adorei e com certeza vou comprar para ler!
    Beijos e adorei a resenha! ^^

    ResponderExcluir
  11. Esse livro, é o tipo de livro que "choca", tenho certeza que se começar a ler vai te prender do começo ao fim, muito boa a história, retrata como era antigamente....
    Tenho certeza que vou chorar com esse livro!
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  12. Ainda mais animada com esse livro agora que tá na promoção ^^

    ResponderExcluir
  13. Pois é Dani, esse livro é literalmente real e nem conseguimos nos colocar no lugar da personagem. Gostei bastante do livro também. Beijos!!
    (Obrigada por ter visitado o Escrita sobre a tela).

    @Juliana_Barnes

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. É preciso ter coragem para perder a inicência,Belle é muito fofo so pela resenha eu me apaixonei com ele rsrs,que alias ficou ótima parabens bj querida!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é exatamente do que eu estou precisando. Uma história mais adulta e sem poderzinho hahsuahsuahs

    Ansiosíssimo para ler *-*

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma livro muito bom e cheio de suspense. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Coitada, ela sofre demais. Se eu ler esse livro é capaz dele ficar encharcado só pelo que li na sua resenha. Parece ser bem emocionante.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito, mas muito mesmo ler esse livro! Adoro estórias assim! Vi um dia desses ele na livraria e percebi como ele é gordinho. Cara, a capa é linda demais!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não o livro.Mas,já tinha lido algumas resenhas antes.
    Achei lindo,e a capa tá muito bonita:D

    ResponderExcluir
  21. Oi..

    Adorei a sua resenha... Antes dela se eu já queria ler esse livro após a sua resenha passou a ser questão de vida ou morte ler Belle... O livro é lindo, quero muito ele...

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela a sua resenha adorei ela.. Eu adorei a sinopsia desse livro, quando for ler ele espero gostar muito.. Porque o livro é um luxo só..

    ResponderExcluir
  23. Ah...
    Estou louca para ler esse livro e a tua resenha me deixou com um gostinho de quero mais... adorei ela, flor..

    ResponderExcluir
  24. Primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro, de fato no primeiro momento nao foi um livro que me chamou muita atenção,mas depois de ler a resenha não poderia imaginar que estória comovente é

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei esse livro, o li muito rápido para o tamanho dele.
    Quando eu achava 'ooo, agora ela vai se dar bem', acontecia algo que mudava tudo, e eu não podia largar o livro pq precisava saber como ela ia sair do novo problema.
    Me coloquei no lugar dela em alguns momentos, e me imaginei mt frágil, não sei se teria td a força e coragem que ela teve.

    ResponderExcluir
  26. wow, eu li hoje numa página do facebook que a menina estava lendo esse livro e vim conferir aqui a resenha...caramba, parece ser um drama bem elaborado! O.O
    valeu a pena ter procurado saber da história! agora eu quero ler!! e muito!!!

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge