Garotas e livros

Livros. Por que não lê-los... E emprestá-los?

Por 00:21 14 comentários


Dia desses eu fiz uma postagem com esse título, lembram? Bem, quase esse título.

Emprestar livros é uma arte de guerra para muitas pessoas. Conheço gente que nem diz que tem tal livro só para não ter que emprestar, caso alguém peça.
Bem, eu empresto livro. A maioria deles. Mas geralmente não empresto um livro que acabei de comprar/ganhar. Ou seja, tenho um cuidado extremo com meus livros novos e realmente só os empresto, assim de cara, para pessoas que eu sei que irão ter cuidado com ele e me devolver rápido.
Porque não basta me devolver como estava, tem que ser o mais rápido possível. Tenha a certeza de que, se você me devolver logo, eu lhe emprestarei cada vez mais livros. Maaaas, se você é uma daquelas pessoas que passam meses para me entregar um livro, aí amigo, nós não seremos tão felizes nessa questão de empréstimo.
Acho que todo mundo tem os seus livros 'queridinhos'. Aqueles favoritos que você vive exaltando, mas que para emprestar dá uma dorzinha no coração e você vem com aquela velha frase: "Cuide dele como se fosse a sua vida." Em alguns casos você pode até acrescentar ameaças. Bem, meus queridinhos eu também empresto. Mas o cuidado deve ser redobrado. Eu quase mato minha irmã por causa de um queridinho meu que passou por várias amigas dela da escola e voltou com a capa destruída. Por pouco não tive um infarto, um ataque de pânico e um choro compulsivo.

Acho que deu pra perceber que não sou tão egoísta assim... (humildade mode on). Mais do que gostar dos meus livros, eu gosto de DIVULGAR a leitura. Fazer com que as pessoas leiam mais e tenham mais interesse em pegar um livro. Por isso é que eu sempre digo que minha biblioteca particular está aberta à novos leitores. Ofereço livros emprestado ao meu vizinho, aos colegas da igreja e da faculdade. Tá vendo como eu sou boazinha?  kkkkkkkkkkkk

Então, e vocês? Emprestam? Todos? Alguns? De jeito nenhum?
Me falem de suas experiências! rs

Cheeiro^^



Comentou? Preencha o FORMULÁRIO e participe do Top Comentarista

Você Deve Gostar Disto:

14 comentários

  1. Empresto pra qualquer um, mas se a pessoa devolver destruído, aí nunca mais. Um amigo meu devolveu meu Enigma do Príncipe com a capa DESCOLADA do miolo. Vê se pode?! Até hoje ele me pede livros emprestados, mas mantenho o pé atrás.

    Mais importante do que emprestar é passar os livros pra frente, seja doando ou trocando. É muito feio deixar livros parados na estante, fazer coleção. Pra mim, o termo "coleção de livros" nem deveria existir. Livro é conhecimento e conhecimento a gente explana. Fica a dica pra quem gosta de ter um milhão de livros, sendo que dificilmente vai relê-los durante a vida.

    Um beijo.
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  2. Eu peguei trauma de emprestar livros!
    Eu tinha juntado um monte de romance de banca (daqueles Júlia, Sabrina e afins), e minha tia também lia eles. Assim, uma vez emprestei para elas alguns deles, mais ou menos uns 10 livros, passou um bom tempo (leia-se:meses) e eu fui procurar os meus livros na estante dela e não achava nenhum, só alguns novos e perguntei para ela o que tinha acontecido.
    Sabe qual foi a resposta dela?
    - Ah, Fran! Eu troquei com uma amiga! Agora tem esses novos para nós lermos.
    o.O" COMO ASSIM?!?!? Ela trocou os meus livros!!!!
    NUNCA mais eu emprestei nada para ela.
    Tá certo que eram velhinhos, mas poxa, eram meus!
    Isso já tem alguns anos, e durante esse tempo não tinha emprestado livros para ninguém.
    Até que nesse ano, num átimo de bondade emprestei meu Crônicas de Nárnia (vol.único) para uma conhecida que morava no mesmo lugar que eu.
    Pois bem, ela se mudou. E levou meu Nárnia.
    ...
    Esse pelo menos voltou, mas eu tinha perdido as esperanças. Voltou sujo e amassado. ¬¬"
    Por isso, por mais que eu queira incentivar a leitura, meus livros são meus.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Oii Danni.
    Bom eu amoooooo meus livros, mas tipo sempre quando ganho um livro novo já vou falando para minhas amigas e tal, porque não me aguento e sempre vêm aquela frase "maravilhosa"

    -Ah Lívia, vaaaaai, me empresta por favor?

    E acabo emprestando, já tive dois casos de pessoas que empresto e me devolveram um ano depois ou mais (LITERALMENTE)

    Mas continuo emprestando, gosto de emprestar e de pegar emprestado agora quando o livro vêm acabado é o fim. Mas em geral empresto :)

    ResponderExcluir
  4. Nem a pau. A menos que eu tenha dois livros do mesmo eu não empresto NEM A PAU! Para depois vir com uma manchinha ali, um tracinho de sei lá o que aqui, um amassado lá? Eu não! Meus livros são minha benção, minhas bíblias sagradas da literatura! xD

    ResponderExcluir
  5. Danni, essa foi pra mim?kkkkk
    Eu emprestei 1 vez, Querido John, que tinha acabado de ganhar com uma dor no coração. Quando peguei de volta, vi até mancha nele. Tipo, os de Crepúsculo, sinto muito mesmo. kkkkkkk Mas quem sabe os outros, se colocarem na capinha e não fizer dobras.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu post...
    E eu tenho panico de emprestar livros pois já emprestei e me devolveram com a capa amassada... E tem pessoas que pedem os livros emprestados e se esquece de devolver... =/

    ResponderExcluir
  7. Eu até empresto, pois eu gosto de incentivar o gosto nas pessoas principalmente dos livros que eu amo. IAN, não? rsrsrs
    Até agora, eu só perdi um livro nos meus empréstimos. A pessoa não me devolveu.
    E aconteceu de outra pessoa não me devolver um CD. E depois vem me adicionar no facebook. Ela ficará esperando eu aceitá-la. Perdi totalmente a confiança.
    Eu empresto numa boa, mas se acontecer algo com o meu precioso... Além do adeus livro, vai ser adeus amizade, adeus confiança. Se a pessoa não tem cuidado com um objeto, imagine em outras coisas...
    Se eu caso pegar uma coisa sua emprestada, eu terei o maior cuidado. Se acontecer algo inesperado, eu compro outro para repor (porque ninguém é perfeito) e se eu esquecer de devolver pode me cobrar. Quem me conhece sabe o quanto eu sou esquecida.
    Mas eu prefiro comprar o livro do que pedir emprestado, mas repito: não tenho problema em emprestá-los.

    ResponderExcluir
  8. Emprestar é um desafio!
    Toda vez que emprestei meus livros nunca mais foram os mesmos, por isso evito.
    Certa vez emprestei um livro récem comprado, a pessoa depois de um tempo me procurou e perguntou se eu queria que ela me comprasse outro livro ou outro título pq o livro estava danificado. Pense o choque, vc empresta algo novo e depois vê destruído...
    Depois dessa desisti de empréstimos!

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  9. Eu empresto só para pessoas que eu tenho certeza que vai ter cuidado. Pois tem gente que nem devolve, ou quando devolve, a capa esta toda amassada, manchada, etc... Se for pra devolver assim, prefiro que nem me devolva mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza empresto,porém,do jeito que o livro for ele tem que vir,sem imperfeições.
    Tenho muito cuidado com os meus livros,e quando pego emprestado de alguém o cuidado dobra com certeza.
    Se não for assim nada feito ;D
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu costumo emprestar livros, mas não pra todo mundo. Empresto para minhas amigas, para meus alunos... E já tive uma história infeliz com empréstimo: a ex-mulher de um tio meu pediu emprestado o meu "Moll Flanders" [um dos meus livros preferidos no universo] e eu emprestei a edição da Nova Cultural. Nunca mais vi a cor do livro, me dói o coração até hoje...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. hahaha...
    Bom, todos têm chance na minha estante. Mas vacilou a primeira vez, desista "papai", você NUNCA mais lerá um livro meu! ¬¬
    Pra diminuir um pouco a minha aflição, penso que a pessoa também está prestando um favor a mim. Considerando que ela estará folheando constantemente meu "queridinho", retardando as chances de que as páginas peguem mofo. hehehe...
    Sem contar que não há sensação melhor do que conseguir "arrastar" MAIS alguém para nosso mundão. \o/

    Bom, precisado... =P

    Abraços,

    Breno Rodrigues
    Livretando

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha trauma de emprestar, mas de uns tempos pra cá isso mudou. Ando mais desprendida, mas ainda anoto quais livros estão em prestados e fico morrendo de medo do estado que vão estar quando for pra devolver.
    E vacilou uma vez, nunca mais.

    Beijos!

    Carissa
    Arte Around the World

    ResponderExcluir
  14. Bom,tenho alguns livros e sempre brinco que se algum dia eu emprestar um livro pra você,pode ter certeza que eu realmente te considero hehe!
    Nunca empresto livro de cara,e NUnca empresto livro para pessoas que eu veja uma 1x por mês! E quando empresto gosto de saber noticias todos os dias,como se fosse meus bebes mesmo kkk

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge