Garotas e livros

Saída de Emergência - Evana Ribeiro

Por 13:34 5 comentários

Olá gurias e guris!


Primeiramente, eu peço mil desculpas à Evana! Era para eu ter postado esta resenha há mil ano atrás! Mas eu já perdi uma resenha, fiz outra, perdi novamente e nunca postava. Enfim minha querida, me desculpe. Mas não foi de propósito. Juro juradinho.
Tive o imenso prazer de conhecer a Evana na Binal de PE, ano passado, embora tenhamos conversado muito pouco, nosso contato foi antes da bienal, pela internet mesmo. A Evana é uma garota muito estudiosa, só vive estudando, faz inúmeros cursos, é professora, autora, roteirista e tradutora. Noveleira desde bebê, ela cria suas ficções baseadas em fatos reais.
Gostou? Vamos conhecer um pouco mais de sua obra!



Saída de Emergência

Evana Ribeiro
Ano: 2010
Páginas: 104


Filhas de assassinos de aluguel, Marcela e Cynthia nasceram atrás das grades mas seguiram caminhos distintos: enquanto a mais velha foi levada pela avó para ser criada longe da influência dos pais; Cynthia, a caçula, foi criada pelos pais graças a um golpe da mãe, que fez com que todos acreditassem que a criança tinha nascido morta. Os anos passaram, as meninas cresceram e enquanto Marcela se tornou fotógrafa, ficou noiva e estava rumando para uma vidinha tranquila; Cynthia havia seguido a carreira de seus pais, mas não andava nada feliz e pretendia abandonar a vida de crimes. Mas no dia em que resolve se aposentar, a jovem recebe uma missão: matar o marido da excêntrica Dora, que havia fugido logo depois do casamento. O problema é que além de não estar nem um pouco interessada em cometer mais um assassinato, Cynthia se apaixona por seu alvo assim que vê a fotografia; e para não cumprir a missão que lhe foi dada, a ex-matadora resolve fugir para sua terra natal, indo ao encontro da irmã com quem não tinha contato algum.

Um novela. Sim, foi o que achei assim que terminei o livro. Daria uma perfeita novela. Mas é uma novela. A autora assim cita, logo ao virarmos a capa. Mas sabe quando você sente aquela sensação de estra no sofá assistindo a Globo? Eu me sentia assim quando lia o livro. Tudo que eu imaginava, todas as cenas, tudo era televisionado. Mesmo.

O livro começa com Maíra, uma presidiária que acabou de ter uma filha e vai entregá-la a mãe, dona Edna, que quer dar uma vida decente a sua neta, longe de pais assassinos. Tempos depois, dona Edna volta ao presídio para buscar sua outra neta recém nascida. Mas Maíra mente e diz que o bebê nasceu morto. Com ajuda de uma enfermeira, ela tira a filha do presídio e a deixa em segurança. Afinal, Maíra sairá logo da cadeia, por bom comportamento.

Sua primeira filha se chama Marcela, criada pela avó, e a segunda, Cynthia, criada pelos pais. Enquanto Marcela se torna uma fotógrafa e constitui uma família, Cynthia assume a carreira dos pais. Até que uma das suas missões ela fracassa por vontade própria e decidi fugir. E sua única alternativa é procurar sua irmã.
A vida de Marcela toma agora um rumo diferente e Cynthia tentará ser a pessoa que ela nunca foi. A relação entre irmãs é nova para ambas e elas vão tentando lidar com isso da maneira como podem. Afinal, o passado de Cynthia não dá pra ser esquecido facilmente. Um matador sempre deixa marcas pelo caminho e o passado sempre pode perseguir você. Apesar de tudo, o destino tenta ser bom com Cynthia e lhe oferece uma chance. Quem sabe ela aceite a oportunidade...

Bem, eu gostei bastante do livro - apesar de não ser fã de novela. O livro é fininho e cheio de diálogo, o que faz com que leiamos rapidinho. Gostei da maneira que a Evana construiu seus personagens. Só acho que não conseguiria aceitar tão facilmente uma irmã assassina dentro de minha casa. Não sei. Tudo bem, ela é sua irmã e todo mundo merece uma segunda chance. Disso eu nem tenho dúvida. Mas acho que esse processo de aceitação leva algum tempo. E na história, tudo corre rápido demais.


Como eu disse, uma novela. Evana, minha querida, faça uma parceria com João Emanuel Carneiro (autor de Avenida Brasil) que você podem fazer uma boa criação juntos! =) E caso você algum dia faça uma novela, eu vou assistir! 
Se quiser conhecer mais a Evana, segue alguns links onde você irá encontrá-la! 


Livros publicadosSaída de EmergênciaHelênicas





Comentou? Preencha o FORMULÁRIO e participe do Top Comentarista!


Você Deve Gostar Disto:

5 comentários

  1. Eu não acompanho nenhuma novela. Quando chego em casa até Avenida Brasil já acabou (para minha alegria). Espero que se Evana for escrever novela, ela escreva melhor que as últimas novelas das 21h da Globo. Uma pior que a outra...
    Conselho: vá ser roteirista em Hollywood, pois precisamos de gente criativa lá. Cansada de adaptações. Onde está a criatividade no mundo do cinema?
    Fiquei curiosa para ler o livro. E como o que mais gosto nos livros são os diálogos, principalmente jogos de palavras. Irei gostar.
    Boa resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi...

    Prazer em te conhecer Evana, adorei a sinopsia do seu livro ele parece ser muito interessante... Existe a venda na internet??

    ResponderExcluir
  3. Legal. Ai quero esse livro. Gostei mesmo. Onde acho? Vai ter sorteio?

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente! Primeiramente, muito obrigada pela resenha, Danni, e quanto ao atraso, está perdoada, está absolvida! Acidentes acontecem...

    Agora comentando os comentários: Viviane, quando eu comecei a trabalhar na sinopse, a ideia era justamente fazer um filme, mas na época não rolou porque eu não sabia bem por onde começar a produzir. Também pensei em fazer novela, mas se pra fazer cinema é difícil, imagina televisão! Ainda mais quando se é muito novinha e muito distante dos centros de produção, na época eu não conhecia ninguém... Então escrevi o livro, porque senão eu não ia me dar sossego, tendo sempre em mente que um dia, mais cedo ou mais tarde, ia filmar. Esse é um dos meus projetos para o futuro, além de adaptar para o cinema ou TV alguns livros pelos quais eu sou apaixonada. Um dia desses rola a adaptação, quem sabe? ;) E sim, eu vou batalhar para fazer boas novelas, se um dia eu chegar lá, palavra! o/

    Samira e Elisama, fico feliz que vocês tenham curtido! Tem à venda na Bookess.com em versão impressa e e-book] e vocês também podem comprar comigo mesma, é só entrar em contato pelo e-mail que tem no meu blog. Até semana que vem estão abertas inscrições pro booktour, tem mais info nesse link aqui: http://www.roteirizando.com/2012/08/booktour-de-aniversario-saida-de.html

    Eita que o comentário ficou foi grande! Eu sempre fico com o coração na mão quando anunciam uma resenha nova, mas eu fico feliz que o que eu escrevo está na rua e causa alguma impressão em quem lê. Enfim, turma, muito obrigada, de coração! Beijos, abraços e até a próxima, se Deus quiser. :)

    ResponderExcluir
  5. Incrível,que realmente esse livro foi feito em cima de um projeto audacioso.Se esse texto estivesse em qualquer outro lugar,com um titulo diferente,eu jamais saberia que diz respeito a um livro,porque realmente parece uma novela/filme. Parabéns

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge