Garotas e livros

@mor - Daniel Glattauer

Por 10:05 16 comentários


@mor


Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Páginas: 184



"Se você já encontrou a pessoa perfeita, por que se arriscar a conhecê-la?"


Ah, o amor!
Aquele sentimento tão bom que nos aquece, alimenta nossos dias de esperança e com a promessa de que sempre teremos algo melhor. Teremos um ao outro. Sentimentos feitos de pequenos momentos. Mas se o amor foi construído de momentos virtuais. E-mail trocados, corações apaixonados. Essa é a história de Emmi e Leo. Um e-mail enviado por engano, uma resposta de aviso. Meses depois mais um e-mail por engano e mais uma resposta. Só que daí, eles não param mais.

A história toda se passa por e-mails. Você não vê nem um único parágrafo explicativo/informativo de nada. Ninguém mais narra a história além dos dois personagens. Todo o livro é uma troca de e-mails entre Leo Leike e Emmi Rothner, que encontram no outro um refúgio para os seus dias. Emmi é casada e Leo saiu de um relacionamento frustrado há pouco tempo. Talvez Emmi seja feliz no casamento e só busque um amigo. Talvez não. Talvez Leo saiba que pode se apaixonar por uma mulher casada. Mas como parar algo que há meses vem unindo os dois?


"Quem procura uma aventura é porque não está vivendo uma. Não é verdade?"

Mas a vida real recai sobre eles e tentam parar este ‘encontro virtual’. Em vão. Apesar de Emmi não perceber, ela está mais apegada a ele do que deveria e Leo... Ah, Leo. Não era esse tipo de amor que ele planejava para si. Confidências são trocadas, segredos são revelados, e ainda há um jogo de sedução entre eles que os deixam ainda mais ligados. Ambos tem a expectativa de conhecer o outro, mas talvez isso faça apagar a chama que os mantém “juntos” até agora. Tentativas para se verem, são muitas. Mas o medo do desencanto parece ser maior. Bem, ao menos para Emmi. Ela tem medo de se desencantar.


"A proximidade não é o fim da distância, mas sua superação. A ansiedade não é a falta da completude, mas sim a constante procura por ela e a repetida insistência em obtê-la"


Por mais que eu escreva não vou conseguir transmitir o que o livro realmente é. Basta dizer que ele é LINDO! A escrita do Daniel Glauttauer é culta, não por isso dificultando a leitura. É até bonito de se ler. Como o livro só são diálogos, a leitura flui facilmente e você não quer parar até terminar. Daniel nos deixa na expectativa deste encontro de Leo e Emmi o livro inteiro para no fim do livro nos deixar uma surpresa incrível: “continua...”
Como assim CONTINUA? Quase tive um infarto do miocárdio neste momento. Eu, que me emocionei tanto com o livro, ri tanto, sofri junto a eles e o autor tem a audácia de fazer isso comigo? Mundo cruel... Já corri atrás da Suma de Letras para saber quando sai o livro e me disseram que no próximo semestre. Esperai com paciência. Para quem - assim como eu - entra em desespero porque não tem a continuação já em mãos, só leia este quando tiver o 2, ok?

Com certeza este entra para lista de um dos melhores livros que li na vida! Foi uma ótima troca! ;) Super recomendo!  

Você Deve Gostar Disto:

16 comentários

  1. Eu não sabia direito o que esperar quando li @mor mas me surpreendi de uma excelente forma. Também gostei muito do estilo de escrever do autor e tem diálogos excelentes. O continua me deixou com o coração na mão, mas logo, logo chega a continuação por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendi Vanilda. E que surpresa boa, né? rsrs
      Aguardando a continuação ansiosamente! ;)

      Excluir
    2. Já li a continuação, é muito boa!!!
      Angela

      Excluir
  2. esse livro é perfeito, tem uma narrativa deliciosa, adorei os detalhes e tem uma capa fofa , amei amei

    ResponderExcluir
  3. esse livro é otimo, muito legal.. naum imagino viver algo assim

    ResponderExcluir
  4. um livro muito bom, gostei bastante do desenvolver dos fatos

    ResponderExcluir
  5. Oi Danni!!!
    Concordo que a narrativa do Daniel é ótima, mas eu odiei o livro. Por culpa da Emmi, que me irritou tremendamente. Tanto que nem estou ansiosa pela continuação. Creio que se ela fosse diferente eu teria apreciado, na minha opinião o Leo merecia uma pessoa melhor. =)
    Mas adorei a tua resenha, bom ver opiniões diferentes.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, xará. Dá raiva da Emmi sim. Mas tentei ver o lado dela. Ela era casada. Talvez não em um casamento perfeito, mesmo assim um casamento. Acho que apesar de querer muito, ela podia ter esse receio. :/

      Excluir
  6. Acho a capa bem fofa!
    Amo romance e acho q vou gostar muito da história!!!
    Mas como vc disse, acho q vou esperar até ter o dois na mão, parece ser um romance muito bonito!

    ResponderExcluir
  7. Oi Danni!

    Todo mundo elogia esse livro!
    Mas, devido ao fato de a história ocorrer somente através de e-mails, me deixa com o pé atrás. Por isso, ainda não o li.
    Mas acho que devo dar uma chance, né?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são bons, leia-os!! :)
      Angela

      Excluir
  8. Sei de uma pessoa que viveu um lance bem parecido,infelizmente se deu mal. Vou ler o livro,pode ser bem menos decepcionante.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei os dois livros.
    Quem só leu um, recomendo a leitura do outro.
    Gostei bastante do estilo, me encantou imediatamente!!

    Angela

    ResponderExcluir
  10. Daniel Glattauer é um jornalista austríaco nascido em 1960 e @mor foi seu primeiro romance – bestseller em diversos países. Todas essas informações me empurrariam para um pouco mais longe do livro (homem, jornalista, escrevendo em alemão, über bestseller etc.), mas fico feliz de ter lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retirei está informações de um jornal

      Excluir
    2. Retirei está informações de um jornal

      Excluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge