Garotas e livros

O Projeto Rosie- Graeme Simsion

Por 11:38 36 comentários

Fui dormir ontem - quer dizer, hoje - com a sensação de projeto cumprido. Não me permiti nem ver a hora no celular para conferir a quantas da madrugada fui dormir com um sorriso no rosto, satisfeita por Don. Donald Tillman, é esse o personagem estranho mais fofo de todo o planeta.



Original: The Rosie Project

Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Ano: 2013
Páginas: 320

“- O tempo foi redefinido. As regras anteriores já não têm validade. Declaro agora o consumo de bebidas obrigatório no Fuso Horário de Rosie.”


Esse é o livro que você começa a ler achando diferente. Algumas páginas depois você só pensa: "Que cara chato!" Mas você descobre logo mais que ele não é assim. Só metódico. Toda a vida dele é programada. Os minutos gastos no banho, a refeição pré-programada do dia, os segundos para sair de casa, a duração exata de sua aula. Toda atividade consta no cronograma. A vida toda dele é assim. Sem surpresas. Sem desvios. Sem atrasos. Ele não tem habilidades sociais para imprevistos. Este é o Don que conhecemos. 

Até que ele decide criar o Projeto Esposa, que selecionará candidatas com potenciais para um provável matrimônio. Ele não tem traquejo social, não consegue fazer amigos e age de maneira quase robótica. Evita contato humano. Até mesmo um abraço. De toda situação ele faz análises racionais, mesmo quando só a emoção deveria existir. Já que ele não consegue ter um encontro/namoro "normal" ele criou um questionário e entrevista as candidatas que mais acertam nas respostas. Até que Rosie aparece e todo seu metódico jeito de ser parece se esvair.

"Nós dois rimos durante vários minutos, e Rosie inclusive me tocou algumas vezes no ombro. Não me importei, mas, quando paramos de rir, me senti esquisito de novo e desviei o olhar."

Toda probabilidade de encontrar uma parceira ideal se desfez quando Rosie surgiu em sua vida. Com certeza ela é TOTALMENTE INCOMPATÍVEL com ele. O personagem de Don não é comum. A história toma um rumo novo e desconhecido e que Don tem certa dificuldade de acompanhar. Como o livro é narrado em primeira pessoa, ficamos com a visão de Don e suas esquisitices o tempo todo e é isso que dá encantamento à história. Quem me conhece sabe que AMO quando o narrador é masculino. Sou fissurada em ver sobre a perspectiva deles, afinal, são tão poucos. Mas este livro te faz ver além. Saímos de uma visão 'normal' sobre algo e nos aprofundamos nos mínimos detalhes que são analisados criteriosa, matemática, psicológica e geneticamente o tempo inteiro.

Rosie também foi uma surpresa para mim. Quando me acostumo com o jeito de Don, ela aparece com toda a contradição que Don evita. De um questionário de 16 páginas feito para o Projeto Esposa, Rosie não chega nem perto do mínimo desejável. Achei incrível como o autor a criou com desenvoltura e simplicidade única. A aproximação e amizade dos dois estremece as bases nas quais Don se apoia e que se sempre se guiou. E isso é divertidíssimo.

"Houve uma época que eu teria respondido sem pensar: 'Eles morreram'. Não por maldade, mas porque estou programado para reagir aos fatos e não aos sentimentos dos outros. Alguma coisa, porém, tinha mudado dentro de mim, e consegui suprimir essa afirmação."

Fora Don e Rosie, Gene, melhor amigo de Don e Cláudia, sua esposa, são personagens principais e únicos amigos de Don. As relações de amizade são imensamente abordadas. Don tem família, mas tem certo problema em se aproximar até deles. Eu sinto ele tão solitário e acho que é daí que o amor pelo personagem surge. Ele tem características únicas que o torna especial e eu me apaixonei perdidamente por ele. Compreensão, amor, amizade é um pouco do que o livro traz. Ele é mais complexo e ao mesmo tempo tão simples quanto isso tudo. Um romance divertido e envolvente, com um personagem que te enche de surpresa a todo momento. 

Confesso que esperei mais no fim. Não que tenha sido insatisfatório, mas queria mais detalhes, mais esquisitices, mais imprevistos, mais maluquices, mais Don. Embora não seja realmente necessário uma explicação para nada, minha mente sempre volta a pensar como deve estar sendo a vida dele. A vida do Don que conhecemos e aprendemos a amar.
Achei a capa muito fofa e a diagramação linda! A revisão foi quase perfeita. Só senti falta de pontos finais em diversas páginas. Mas nada que atrapalhe.
Aproveite e descubra se você é compatível com o Don. Acesse o link  http://bit.ly/QuizzProjetoEsposa e faça o teste!

E o livro vai virar filme! Viva!!! Os direitos já foram comprados pela Sony Pictures!
Leiam! Leiam! 





Você Deve Gostar Disto:

36 comentários

  1. Eu quero muito ler essa história!! Parece ser fofa demais!!!
    Estou muito curiosa para conhecer os personagens!!!

    ResponderExcluir
  2. Que interesante eu nao conhecia o livro mas vou procurar. beijos linda

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo ultimamente tem comentado desse livro e estou super interessada, porque além da história ser cativante, a capa é linda demais!!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Xará!!!
    Eu concordo sobre a capa é muito fofa. vi muitos comentários sobre o livro, mas é a primeira resenha que leio sobre ele e simplesmente: precisoooo!!!
    Esse Don me parece bem esquesitinho por querer tudo seguindo seus planos, mas era óbvio que na questão de sentimentos ele acabaria perdendo o controle, tolinho por crer que daria conta.
    Adorei os quotes que vc escolheu, em especial sobre a Rosie. =)
    E vai ter filme? o.O Que velocidade!!!
    Bj!!!

    ResponderExcluir
  5. A história é muito fofa e quero ler a história de Don, fiz o teste da editora e não sou compatível com ele, ri muito disso.
    A capa é linda eu vi na Saraiva e me apaixonei, quero muito saber das esquisitices dele como rolou tudo com a Rosie.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante, então ele é um personagem com TOC? Hum...diferente!
    ^^ Adoro quando o casal da trama é totalmente oposto!! Acho que Don pode aprender muito com Rosie
    amei

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Achei muito legal a temática do livro, leio poucos livros que o protagonista é homem, vou colocar já na minha lista de leitura.

    beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quer ler, com certeza. Vi seu surto no Face, acho, e fiquei com mais vontade do que já estava. Sua resenha só aumentou minha curiosidade.
    Ah! E quem seria compatível com ele? ninguém, né? kkkk

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  9. Meu fala sério, acho que eu tenho um pouquinho do Dom, mas ainda não sou tão doida quanto ele ;)
    A Editora Record Mandou Muito bem com esse lançamento, só pelo book trailer já comecei a roer as unhas de vontade agora quero ler de qualquer jeito! hauauahuah
    Adorei os outros personagens! Tão bacanas...
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  10. uau..só tenho ouvido maravilhas sobre esse livro..Vai pra minha lista com certeza...
    Afinal de contas, pelo que percebi é um livro que flui muito bem, te prendendo e fazendo com que a gente se divirta muito.Dom é demais..rsrs...
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro!!! Parece muito fofa a historia ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu bem que tento ser como Don... mas no fim tudo que me cerca é o CAOS!! É engraçado, mesmo na vida real quando pensamos que está tudo sob-controle algo ou alguém acontece e destroi tudo o que arquitetamos. Gostei!

    ResponderExcluir
  13. Oba vai virar filme!! mesmo o livro sempre sendo melhor, gosto quando tem adaptações para o cinema!
    Eu estou gostando muito das resenhas que estou lendo, acho que vai ser ser um livro muito gostoso para se ler!
    E esse Don? um nerd que quer amar! é tão simples né! Mas todo mundo tem suas manias e acaba querendo achar alguem "compativel" e lógico encontra alguem sempre diferente!
    Adoro livros tambem com otimos personagens e com a diagramação boa, faz muita diferença tbem né!
    Vou fazer o teste depois de ler o livro (que meu marido não desconfie) rsrrsr

    bjosss

    ResponderExcluir
  14. Adorei a história! Achei divertidíssima!
    Também gosto quando um homem é o protagonista, é legal saber também a forma deles de pensar!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  15. Eu estou louca pela leitura desse livro, li algumas resenhas que disseram que ele lembra o Sheldon de The Big Bang Thorey e eu adoro esse personagem! haha Eu li poucos, quase nenhum na verdade, livros que o narrador é masculino. E tenho muita vontade de ler mais! E esse parece bem interessante. O filme vai ficar show, já imagino, comédia romântica eu amo. Eu fiz o teste há um tempo atrás, e advinha? deu que não sou compatível com ele. hahaha

    ResponderExcluir
  16. Amei a capa, a resenha tudo *--* desejando muito !
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa história do cara certinho e com um projeto da sua mulher ideal e encontrar alguém que não se encaixa. Mas o amor não tem 'encaixes', não escolhe por padrões... quero ver os dois se apaixonando e como um vai influenciar na vida do outro!

    ResponderExcluir
  18. Eu quero ler este livro. Achei a história muito interessante. Deve ser engraçada. E, eu gosto de ler livros engraçados.

    ResponderExcluir
  19. tem um tempo que eu quero ler esse livro, essa resenha me deixou com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  20. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, mais achei bastante fofo.
    Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  22. Amei a capa e achei tdo muito interessante to louca pra ler <3

    ResponderExcluir
  23. A capa é muito fofinha.
    Curti essa premissa, achei diferente.

    ResponderExcluir
  24. Ando louca pra ler um livro assim, que me prenda a atenção até o fim. Sua resenha me deixou envolvida com a história do personagem e vou adorar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. To louca pra ler esse livro, e agora que tem essa promoção vou aproveitar e tentar ganhar!!!

    ResponderExcluir
  26. Amei a resenha, estou doida pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  27. Estou doida pra ler este livro, me interessou muito! *-*
    Gostei do seu jeito de descrever o Don, não vi muitas resenhas fazendo isso tão bem! =D
    A capa é muito fofa mesmo!
    Vai virar filme? Que lindo! + um motivo pra ler logo, hehe.
    Beijos, parabéns pela resenha ;D

    ResponderExcluir
  28. Estou curiosa pra ler este livro, tomara que eu consiga ganhar na promoção =D

    ResponderExcluir
  29. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  30. Preciso ler este livro! Já me apaixonei pela capa e além disto a história parece ser muuuuito boa *-*

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha e fiquei super ansiosa para ler esse livro! =) Não conheço muito o gênero Lad Lit, creio que li apenas um até agora, o Charlotte Street. Achei super legal ter uma visão diferente de casos e desilusões amorosas. Essa história parece ser bem fofa por isso já está nos meus desejados ;)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha! Esse livro parece ser bem legal, estou louca pra ler ele desde a primeira vez que li a sinopse. Além da capa ser fofa :3
    Beijos,
    Capricornizando.

    ResponderExcluir
  33. Mesmo com todas as esquisitices do Don, todas as manias, por todas as resenhas que leio desse livro e inclusive a sua, eu adorei ele, acho que a Rosie veio exatamente pra tirar ele do prumo e dar uma chacoalhada na vida dele, deixar ele alguem com menos manias! A capa me ganhou de cara e pra completar a historia é incrivelmente bem humorada, claro que vou ler o mais breve possivel! Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  34. Simplesmente amei o livro... ameiiii o Don, em nenhum momento achei ele chato... nossa, me apaixonei por ele, por esse livro... ri e chorei

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge