Garotas e livros

Métrica - Colleen Hoover

Por 14:34 25 comentários

O amor às vezes não é fácil. Ele pode vir de forma rápida, intensa e avassaladora. Mas isso não quer dizer que vivenciá-lo seja simples. Diferente de muitos livros que vemos por aí, Métria mostra que o amor, o perdão e a família são elos que nos unem e nos melhores.
Primeiro vamos ao título: Métrica (Arte de medir versos; metrificação. Posto em verso)
O subtítulo é o título original, que remete à uma competição de poesia. Como não existe tradução para slammed, então ficou Métrica. Nada a reclamar.

Título original: Slammed


Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Ano: 2013
Páginas: 299

"Nada é permanente. A única coisa de que temos em comum é o inevitável: todos morreremos um dia."

Depois que Lake vê sua vida devastada com a morte do pai, ainda tem que enfrentar uma mudança de cidade, de escola, de amigos, enfim... sua vida está uma droga. Até que, quando chega em sua nova casa, seu mais novo vizinho - Wiil - surge e com ele a esperança de ter pelo menos uma vista agradável da casa da frente. Okay. Uma coisinha que me incomodou no começo: o relacionamento deles, se é que podemos chamar assim, acontece rápido demais. Um lance bem juvenil, lógico, mas mesmo assim, achei tudo muito rápido.

Mas não o suficiente para durar. Afinal, por motivos sérios e importantes, eles não podem ficar juntos. Mas não pensem em draminhas adolescentes. Apesar de Lake ser, por vezes, egoísta o suficiente para só olhar para o próprio umbigo e não enxergar a coisa toda como um todo, a gente vê a personagem crescer absurdamente quando ela se dá conta de que tem um problema muito maior do que sua paixão. 

"Neste momento, não sou mesmo capaz de compreender como deve ser ter o coração partido de verdade. Se eu sentir uma dor apenas um por cento mais forte do que já estou sentindo, abdico do amor. Não vale a pena."

A vida de Will não é fácil e logo nas primeiras páginas descobrimos sobre ela em uma competição de Slam, onde sua poesia é o retrato sombrio de sua vida, chamada 'Morte'. Você se sente tocada por ele e por toda a responsabilidade que ele assume. Will é centrado e racional e o bem estar do seu irmão mais novo está acima de tudo. Aliás, o irmão mais novo dele - Caulder - é um doce, assim como o irmão mais novo de Lake - Kel -, que roubam as cenas diversas vezes. Afinal, garotos de 7 anos não medem as palavras e falam o que acham o tempo todo. Ah! E quem rouba muitas cenas também é Eddie, uma amiga que todos deveriam ter. É o apoio que Lake tem quando mais precisa.

"Morte. A única coisa inevitável na vida.
As pessoas não gostam de falar sobre a morte porque
isso as deixa tristes.
Elas não querem pensar que a vida vai continuar sem elas,
Que todas as pessoas que elas amam vão ficar de luto brevemente,
mas vão continuar respirando."

No começo, você pode identificar o livro como um YA, mas além do romance, a dor, tragédia e a angústia tomam conta do enredo e você se vê em um NA juntamente com o crescimento dos personagens. A paixão entre Lake e Will e a tensão em que eles vivem é quase palpável, com declarações de amor através do olhar, de um abraço e claro, com o Slam. Realmente amei esta inserção deste recurso na trama, pois acrescenta muito na expressão sentimental que a autora quer passar.
E gente, chorei pra caramba. Tudo bem que sou chorona, mas tem cenas sensíveis demais. E a autora consegue quebrar o ritmo da melancolia com um toque de humor, me fazendo chorar e rir ao mesmo tempo. Simplesmente não consegui parar de ler o livro e fui terminar quase 3 horas da manhã sem conseguir dormir, porque a historia e toda sua intensidade resolveu ficar permeando meus pensamentos. Eu super recomendo a leitura. O livro realmente me tocou e acabou por mostrar que  a vida não é simples. Mesmo assim, sobreviver e Viver, apesar de tudo, é preciso.



Você Deve Gostar Disto:

25 comentários

  1. Danni, essa capa é lindinha, né?
    Mas fiquei encafifada com a chave, até que elaborei minha teoria para o contexto: Métrica a chave para o coração.
    O nome dela é diferente e bem interessante, né?
    Li em ebook quando vi a promoção no sub corri para comprar, mas foi tarde. =(
    Me apaixonei pelo Will ele é super fofo, e o momento da separação me deixou necessitada de lencinhos. hahaha
    Concordo com você que a Lake tem momentos egoístas em que me deu vontade de pular e encher ela de porrada até que raciocinasse de acordo. haha
    Adorei os garotinhos e suas mentes criativas. =)
    Ficou demais a resenha.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por esse livro!!
    Os mesmos pontos q vc falou me incomodaram um pouquinho, mas depois é impossível não gostar do livro!!
    Não cheguei a chorar, mas o livro é muito lindo e emocionante!!!

    ResponderExcluir
  3. Não o li, mas consegui de sentir tudo o que tem no livro, as cenas de alegria, de choro, de crescimento. Enfim, isso me fez lembrar do livro 'A culpa é das estrelas' onde foi retratado um tema atual: o câncer na adolescência, porém de uma forma leve, descontraída, mostrando a preocupação com os entes queridos, já que a morte possui um caminho estreito com essa doença. Assim como me apaixonei por esse livro, me apaixonei pela resenha de 'Métrica', e não vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Danni!

    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e adorei a sua! \o/

    Se manteve você acordada até às 3h da manhã, então deve ser bom demais! :D Preciso lê-lo também!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Todas as resenhas que já li dessa trama foram bem positivas.
    A trama te prendeu mesmo heim!

    ResponderExcluir
  6. quase todos os livro da galera eu muito e tem uma leitura souta que da um gostinho de quero mais
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei o livro, mas ainda não chegou. =( rs Estou louca pra leitura! Se estava ansiando pela leitura, agora então... heheheh Achei bem legal a capa, linda na verdade. E olha, eu juro que quando li “a vida não é simples. Mesmo assim, sobreviver e Viver, apesar de tudo, é preciso.” deu vontade de chorar! D:

    Achei bem único o lance de poesias! Achei bem digno.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. um livro que desperta demais minha ciriosidade, quero muito ler ele e conferir tudo entre suas paginas hehe

    ResponderExcluir
  9. Este livro não é meu gênero de leitura favorito, mas estou ouvindo tantos comentários bons que estou até pensando em arriscar.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, estou doida pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  11. eu já li o livro, é perfeito, é lindo, tudo de bom, ansiosa pela continuação. Me apaixonei pelo slam poetry, vi vários vídeos no yt, resumindo: foi uma leitura extremamente prazerosa.

    ResponderExcluir
  12. Diferente, como ainda não li foi isso o que achei. Capa simples, mas bonita e enredo legal. Nunca tive que lidar com a morte de um parente, mas sei que ela sempre chega e uma vez aprendi que só seremos plenamente felizes quando aceitarmos a morte e não temê-la (aulas de filosofia dão nisso). Por ser um assunto "estranho" pra mim eu fiquei curiosa pra ler :D

    ResponderExcluir
  13. Não li ainda, mais estou ansiosa pra ler. Lendo agora sua resenha, fiquei mais feliz ao saber que o livro é bem recomendado por você e que é um ótimo livro. Mais gostei mais ainda ao saber que vai ter continuação. Quero ler e me emocionar assim como você. Adoro livros que nos façam nos emocionar e cativar. Vou amar ler essa maravilha. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Não li ainda, mais estou ansiosa pra ler. Lendo agora sua resenha, fiquei mais feliz ao saber que o livro é bem recomendado por você e que é um ótimo livro. Mais gostei mais ainda ao saber que vai ter continuação. Quero ler e me emocionar assim como você. Adoro livros que nos façam nos emocionar e cativar. Vou amar ler essa maravilha. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Achei bastante intrigante tanto a sinopse quanto a resenha. Parece ser um livro que vale a pena ler e que provavelmente vai prender minha atenção até a última frase. Além do fato de ter uma EXCELENTE fama entre meus amigos literários que já leram ;)

    ResponderExcluir
  16. Estou louquinha pra ler esse livro.. depois dessa sua resenha então... to mais louca ainda.
    ótimo blog. muito bom conteúdo.
    qualquer dia desses da uma olhadinha lá no meu. to começando agora.
    beijos
    http://www.umboomlugarpralerumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. De todos os blogs que seu sigo e tento me manter ligado nas resenhas dos mesmos livros, esse foi um dos poucos que recebeu críticas positivas. Criticas não, o melhor seria elogios. A capa é linda, a história é diferente e parece ser envolvente. Acho que não vou chorar como a Danni hahaha mais gosto de livros que me fazem refletir por dias...

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li, mas quero muito!!
    Me parece ser um livro muito bom, daqueles que não desgrudamos dele até terminar a ultima palavra..
    Adoro livros que me fazem rir, chorar, me emocionar com os personagens.
    Gostei muito da capa, achei linda!

    ResponderExcluir
  19. Estou curiosa demais, é bem o tipo de livro que me encanta! A resenha está ótima, e a capa me fez sonhar aqui! hahaha

    ResponderExcluir
  20. Resenha bem elaborada, abordando pontos importantes do livro, resumindo bem a história e nos dando uma boa ideia sobre o enredo.

    ResponderExcluir
  21. Já li o livro, mas foi em pdf, gostaria muito de lê-lo novamente pois ele é maravilhoso.
    Parece que tem continuação né?

    ResponderExcluir
  22. Estou louco por esse livro porque minha amiga leu e disse que é perfeito!!!
    Também estranho quando um relacionamento flui rápido demais!
    Adorei a resenha e estou participando da promoção!!

    ResponderExcluir
  23. Ai que historia linda! São tantas resenhas positivas desse livro que estou muito animada pra ler, também sou super sensivel e sei que vou chorar nas muitas cenas, é muito bom ver o crescimento de uma personagem e fiquei feliz que isso acontece com a Lake! Parabéns pela resenha linda e tocante! :)

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu blog! Estou lendo Métrica,demorei a compra-lo achando que não era muito bom, ai vi uma resenha e fiquei curiosa, ontem li até as 4h da manhã sem conseguir parar, só dormi porque tinha que trabalhar hoje, não vejo a hora de continuar, é um dos melhores NA que já li. :a

    ResponderExcluir
  25. Comprei domingo Métrica e Pausa, chegou terça-feira e ontem mesmo terminei Métrica, estou enrolando para terminar Pausa, faltam menos de 80 páginas, meninas. Ainda não chorei com ele como chorei com o primeiro, confesso que chorei bastante. Estou aguardando o lançamento do This Girl, é o encerramento da história de Lake e Will. Se souberem me avisem ? Por favor!!!! Beijocas, lindo blog.

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge