Garotas e livros

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Por 13:09 11 comentários

Olá pessoas!

Este livro me chocou um pouco. e olhe que eu já li muito sobre meninas com bulimia, anorexia.. Que não só afeta as modelos ou gente famosa, pode nos afetar ou pessoas muito próximas à nós.




Garotas de Vidro

Autor(a): Laurie Halse Anderson

Editora: Novo Conceito

Páginas: 269

Ano: 2012

Lia recebe com um choque a notícia: sua ex-melhor amiga foi encontrada morta num motel sozinha. Cassie, fora sua amiga desde a infância, e desde um acidente há alguns meses, em que Lia perdera o controle do carro, as duas se separaram. A sua madrasta, Jennifer que conta a notícia. Lia vive agora com seu pai (professor universitário de História), Jennifer e sua meia-irmã, Emma. Ela decidira sair da casa da sua mãe, a Dr. Marrigan, já que não conseguiam ficar tanto tempo juntas sem gritar uma com a outra. E um dos motivos principais é porque ela não queria ninguém mandando nela. Desde que ela foi internada duas vezes por causa da sua obsessão por magreza, ela era vigiada o tempo todo pra ver se estava comendo. E toda semana tinha que medir seu peso, pra que continuasse a pesar 50kg ou mais. E não menos que isso. Além da psicóloga. Lia até que estava melhorando... Mas só foi Cassie morrer, pra piorar tudo de vez. Sua mente brigava com o corpo. Ele pedia pra comer, mas a mente só pensava Estúpida/feia/vaca/estúpida/gorda/estúpida/criançona/perdedora. Lia dizia pra si mesma que devia ser forte. E isso significava aguentar a fome e não comer. Pra ajudar, ela se cortava pra a dor fazer esquecer o desejo. O fantasma de Cassie a tormentava toda noite, e Lia vai perdendo peso cada vez mais...

"Uma mordida, por favor, e depois outra e outra, massa e queijo calabresa molho e outra e mais uma Ser vazia é ser forte e invencível."

"[...]Com 45 quilos meus pensamentos estão mais claros, eu pareço melhor, me sinto mais forte. Quando eu atingir o próximo objetivo, vai ser tudo isso e mais.
   O Objetivo Número Dois é 43 quilos, o ponto perfeito do equilíbrio. [...] Com 40 quilos, vou planar. Esse é Objetivo Número Três..."

"Estou com fome preciso comer
Odeio comer
Preciso comer
Odeio comer..."

Só pra perceber um pouco a mentalidade que ela tinha. Enquanto se autoflagela mais e mais, ela conta vários momentos que tivera com Cassie, e como as duas foram parar nisso. Sua família. As brigas inconstantes dos seus pais, que por muitas vezes fazia parecer que ela nem existia. 

Aqui vai uns personagens que valem a pena comentar:
Elijah: Um cara que trabalha no motel, e que liga pra Lia pra dar um recado de Cassie antes de ela morrer. Mas Lia, no início, não diz seu nome verdadeiro, mas cria uma amizade com Elijah... que pode se tornar algo interessante.
Emma: A meia-irmã de Lia. Tem nove anos e adora ela, e vice-versa. Lia faz muito mais coisa pra Emma do que pra ela própria


Bem, como um comentário no livro da Publishers Weekly diz: "Por mais difícil que a leitura deste romance possa ser, é mais ainda difícil de largar." Realmente! O pensamento dela era tão.. tão doentio que você só sente mais compaixão. Claro, que dava raiva também. Mas, sei que doenças psicológicas são piores que as físicas. Demorei um pouquinho pra me acostumar com o jeito de como a autora escreve. Mas é bem interessante. O livro mexeu comigo sim porque você passa a enxergar o modo de como essas meninas veem o mundo. E dei graças a Deus por não pensar dessa forma! rsrs Mas ao conhecer esse pensamento, podemos ajudá-las. Falo isso, porque tenho amigas que já passaram por esse transtorno. E não é uma luta fácil. Primeiramente, vem do querer da pessoa melhorar, claro... Mas vem da nossa ajuda também. Pessoas sofrem com isso do nosso lado e talvez nem saibamos! 

Eu recomendo a leitura, mas de uma forma crítica, não vá pensar da mesma forma que ela! rsrs Acho super interessante estarmos por dentro desse assunto e fazer o que puder pra melhorar :))


Ah, sim.. só uma curiosidade! Antes eu não sabia a diferença entre Bulimia e Anorexia, então dei uma pesquisada, e isso aqui resume bem legal:

(Fonte: atrevida.uol.com.br)

Anorexia bulimia são doenças diferentes e que podem atingir uma mesma pessoa.

Anorexia: é uma doença em que a garota se enxerga muito acima do peso e se alimenta bem menos para ficar o quanto mais magra possível. Em uma escala de 0 a 10, atinge nove mulheres e um homem e costuma aparecer com mais frequência na faixa entre 12 e 18 anos (com maior incidência aos 16 anos).
Bulimia: é quando existe uma compulsão alimentar em que se come acima do que deveria e, em seguida, uma forma forçada de eliminar o que foi consumido através do vômito ou uso de laxantes, por exemplo. Tem início mais tardio e costuma aparecer entre os 18 e 20 anos.



Sintomas: Baixo peso, interrupção da menstruação, IMC abaixo de 15 em crianças e adolescentes, abuso de prática de exercícios físicos, prisão de ventre e depressão.



Causas
De acordo com Eduardo Aratangy, médico psiquiatra e supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, várias são as causas que motivam as duas doenças. Veja:


Genética: se a mãe já passou por algum transtorno alimentar, é comum que a filha possa ter.
Cultural: influência do ideal de beleza de modelos magras que é divulgado pela mídia.
Hormonal: é comum que na adolescência que as garotas não se aceitem como são. Então, para ser bem aceita na escola, entre amigos e o namorado, acaba "aderindo" ao transtorno, na tentativa de emagrecer.
- Elementos psicológicos: pode acontecer quando a garota passa por problemas pessoais, como separação dos pais, blullying e abuso sexual.












Você Deve Gostar Disto:

11 comentários

  1. Ei Gabbe,

    Fofo o blog, acho que eu não conhecia. :P
    Então, eu já li e gostei bastante, tbm fiquei chocada e assustada com a forma que ela pensava e agia, mas é uma leitura muito indicada para o público jovem, para que não entre nestas ondas erradas não é. Não amei a narrativa pq achei tudo um pouco focado demais só na protagonista, ficava boba de como a família dela não percebia nada aff. Mas é uma leitura super válida.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Esta leitura foi tensa, mas gostei do livro,
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei esse livro, mas ainda não chegou. Estou ansiosa pra ler e saber mais da história. Isso muito me emociona e até fico triste por ver muitos casos desses por ai. Já tive amigas com esse problema e foi difícil pra elas superarem nesses casos. Assim que conseguir vou ver se leio ele também. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Estou com fome preciso comer
    Odeio comer
    Preciso comer
    Odeio comer..."


    Quando eu vi isso, detestei de cara o livro. Me lembrou muito "Estilhaça-me". Tem umas passagens do livro que são exatamente assim, repetitivas e indecisas.

    A impressão que dá é que a autora que encher linguiça e não sabe como. O livro é bom, mais se fosse bem explorado, ficaria bem mais legal.

    ResponderExcluir
  5. História muito intrigante essa contada no livro. Vale a pena ler a história de Lia e Cassie.

    Abraço!

    http://www.fredericolima.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabbe, então logo que lançou eu estava super maluca para ler, daí li as resenhas e acredito que não faz bem meu estilo...
    Esse tipo de doença deve ser terrível, especialmente se não tiver ajuda.
    Agora eu não gosto quando o livro tem esses textos riscados, apesar de ter amado Estilhaça-me essa ideia de riscar palavras me irritou. hahaha
    Acredito que não seja um livro para qualquer adolescente, pq existe os influenciáveis. Mas deve servir como um guia para enxergar os sintomas e compreender melhor. =)
    Adorei a resenha e sua pesquisa sobre a diferença entre as doenças. =)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela estrutura e todo conteúdo do site!
    Ta super legal.
    Forte abraço.
    mdf
    www.centralcaixas.com

    ResponderExcluir
  8. Eu odiei esse livro , pois por influencia dele quase perdi minha filha de 13 anos , ela começou a se mutilar autoflagelar , estamos á levando ao psicologo isso influenciou tanto a cabeça dela que ela começou a curti paginas do tipo ( Diario de um depressivo, princesinha dos pulsos cortados , artes e cortes , onde indusian á cortes com giletes !! estou lutando pela cura dela graças a Deus eu percebi á tempo !!

    ResponderExcluir
  9. amoo00 esse livro :t :g

    ResponderExcluir
  10. queria ler mas nao achei nenhum site com o livro aff :f

    ResponderExcluir
  11. queria ler mas nao achei nenhum site com o livro aff :f

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge