Garotas e livros

Sir Arthur Conan Doyle e os 127 anos de história

Por 20:43 3 comentários

"Uma vez eliminado o impossível,o que resta,por mais improvável que seja,deve ser a verdade."

Quem aqui nunca ouviu falar de Sherlock Holmes? Acho meio impossível você não ter visto um filme, livro ou série que fale um pouco deste personagem que há mais de 100 anos vem conquistando leitores de várias gerações. Sou uma apaixonada pelo Senhor Holmes e seu amigo e fiel companheiro, Dr. Watson. 

Hoje, no dia 22 de maio, comemora-se o aniversário de 155 anos do autor criador do personagem, que brilhou em sua época e ainda hoje mantém viva a sua escrita, seus personagens e dá inspiração para que muitas outras obras sejam criadas. 
Parabéns, meu querido Doyle!


Já faz certo tempo que li algum livro dele, e hoje, saudosa, me deu uma vontade de reler os livros de Sherlock que eu já tive a oportunidade de conhecer. Um Estudo em Vermelho foi a obra que levantou o nome deste grande autor, o primeiro livro onde nosso amado Sherlock ganha a vida.

Sherlock também foi autor de narrativas e ensaios, bem como livros sobre o espiritismo.

"Este nobre escritor nasceu em Edimburgo, no dia 22 de Maio de 1859, sendo filho de Charles Doyle e Mary Foley Doyle. Em outubro de 1876, Doyle ingressou na Universidade Edimburgo, no curso de medicina. Foi nesta universidade, que ele conheceu Joseph Bell, um cirurgião que, similar as deduções de Sherlock Holmes, conseguia determinar a vida de um paciente com apenas seu vislumbre.


Conan Doyle, a fim de conseguir algum dinheiro, escreve sua primeria história, “O mistério de Sassassa Valley", que mais tarde, serviria como inspiração para seu livro “O Cão dos Baskervilles”. O sucesso deste livro induziu Doyle a criar seu principal personagem Sherlock Holmes, inspirado em vários detetives locais e de seu tutor, Joseph Bell, aproveitando as horas livres. Holmes era sempre acompanhado por seu alter ego, Watson, um médico com alguma experiência no ramo. Esse seu novo personagem teve sua estréia no "Um Estudo em Vermelho". Como sua estréia teve uma grande repercussão, Doyle escreveu "O Signo dos Quatro". Apesar de Doyle ter feitos várias histórias, os que fizeram mais sucesso foram Os quatro romances de Sherlock Holmes e Watson.



Em uma de suas histórias, Conan Doyle matou Sherlock Holmes, o que gerou vários prostestos, e até movimentos contra, por volta de 1893. Doyle, então, “reviveu” seu personagem na história “A Casa Vazia”, em 1903. Sherlock ja possuía uma fama maior que Conan Doyle.

Durante um conflito entre a Inglaterra e a África do Sul, em 1899, Arthur mostrou seu lado patriota, e auxiliou durante os possíveis conflitos, como assistente e cirurgião, auxiliando os possíveis feridos. Juntamente com estes conflitos, surgiram várias críticas sobre os conflitos em quaestão, que o levaram a escrever textos defendendo os interesses de seu país. Em 1902, Arthur Conan Doyle ganhou um título de nobreza do Império, passando a ser chamado Sir Arthur Conan Doyle.
Sir Arthur Cononan Doyle morreu em 7 de julho de 1930, com problemas cardíacos, que já o incomodara a vários meses."


"Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes."


Romances com Sherlock Holmes
1887 - Um Estudo em Vermelho
1890 - O Signo dos Quatro
1902 - O Cão dos Baskervilles
1915 - O Vale do Terror 


Recomendo assistir os filmes de Sherlock Holmes, interpretados pelo fofolindo do Robert Downey Jr., que deixa o detetive deliciosamente engraçado. Até porque ele é um bonitão de primeira! hehehe
Melhor do que ele, só a série Sherlock que transforma a magia do livro em filme. PERFEITA!

"Elementar, meu caro Watson."

Você Deve Gostar Disto:

3 comentários

  1. Parabéns p o Sir!!!! Gosto muito de assistir a série Sherlock. As estórias são ótimas. Não li nenhum livro ainda, e diferente de você não gosto do filme não.....

    ResponderExcluir
  2. Esse mês estou fazendo um especial só sobre o Sherlock Holmes como forma de homenagear o Doyle. A medida que vou escrevendo os post, estou lendo os livros e me encantando cada vez mais com o universo criado por ele. Acredito que todo mundo deva ter a experiência de ler suas obras um dia, vale muito a pena.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Danni,
    Certa vez comecei a ler O cão dos Baskerville, mas agora que vi a ordem de publicação fiquei feliz por não prosseguir. XD
    Vou procurar Um estudo em vermelho e tentar ler. Gosto muito dos filmes com o Robert, assim como adoro a versão em série com o Johnny Lee Miller. =)
    Foi bom ler um pouco sobre a vida do autor.


    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge