Garotas e livros

O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

Por 13:32 3 comentários



Resenha do livro “O lado bom da vida”
        Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.




                          Título: O Lado Bom da Vida
                          Título Original: The Silver Linings Playbook
                          Autor: Matthew Quick
                          Editora: Intrínseca
                          Páginas: 256
                          Ano: 2013




       Pat Peoples acada de sair de um hospital psiquiátrico, com a ajuda da sua querida mãe. A ida de Pat ao "lugar ruim", como ele chama, aconteceu após ele ter feito algo de que não sabe e nem se lembra, já que sua mente bloqueou esse ocorrido de sua memória.

     Assim que ele coloca os pés na sua cidade, ele se ver mais do que motivado a acabar com os 'tempos separados' que tem com Nikki, sua ex-esposa, e poder vê-la e escrever uma nova histórias de amor... Assim com finais felizes de filmes e livros românticos. Mas a vida nem sempre age como os finais de filme e livros românticos, não é? Porém negativismos e pessimismos não fazem parte da vida de Peoples, mesmo que seu antigo terapeuta tentava fazê-lo acreditar nisso, para que assim ele seguisse em frente, ele sabe que terá uma segunda chance com Nikki, pois agora ele não irá ignora-la, ele irá ouvi-la e respeita-la, e aqueles quilos que o fez sumir com o corpo de atleta de quando eles se conheceram estava voltando a ser como antes... Então o que poderia dá errado? Ele pensava de maneira mais inocente do mundo.

    A grande obsessão de Pat era Nikki, mais infelizmente esse não era um de seus problemas... Seu pai, não falava com ele nem um minuto, na verdade mal olhava para ele, a mãe que se sentia triste e não hesitava em chorar a cada dia que ele via que Pat poderia voltar ao 'lugar ruim', a cada dia Pat percebe que todos que estão ao seu redor estão escondendo coisas dele, sabemos que é para protegê-lo, mas a verdade sempre é o melhor caminho, certo?... E é a partir dai que ele começa a surtar até ter as respostas que precisa pra entender o que aconteceu enquanto ele estava no 'lugar ruim'. Mais nem tudo são trevas, apesar da relação conturbada em casa e até mesmo com alguns amigos, Pat, finalmente encontrar um terapeuta perfeito, além de entendê-lo é fã dos Eagles... Ele volta a ter um laço forte com seu irmão, e tem a Tiffany que é irmã da mulher de seu amigo, que acaba se tornando sua amiga e também o ajuda a voltar com Nikki, mas isso não acontece de maneira rápida e nem esperada...

     Eu posso dizer que o livro é muito bom. E aquele lance de 'veja o filme para depois ler o livro', pra mim não surtiu efeito nenhum, mas sou suspeita, porque tinha visto o filme primeiro, mas só serviu pra eu ficar comparando detalhes e vendo o quanto o filme é diferente do livro, e serviu também como um spoiler a parte, onde eu poderia ter respostas do que realmente houve nas histórias dos personagens, pois ao contrário do filme o livro só revela de fato as grandes coisas no final...  


     Ah... Gente o livro traz uma mensagem de amor incondicional, sabe? Amor de irmão pra irmão, pai pra filho, marido pra mulher e até amor de amigo pra amigo... A gente percebe que todo mundo tá com problema, e está tentando soluciona-los, só que eles conseguem isso quando deixam o amor falar mais alto, isso acontece muito no filme, porque muitas vezes as pessoas são rudes com quem elas amam, ou deveriam amar, e isso acaba desgastando o outro lado da relação. E para consertar momentos como esse é preciso mostrar o quanto você ama aquela pessoa, ‘é preciso ser gentil ao invés de ter razão’ e essas atitudes até mostram o porquê de uma história de amor tão linda, de Nikki e Pat se transformou em tremendo desastre. Além disso, o livro é cheio de seus momentos hilários, dramáticos, divertidos e lindos.

    Sobre Tiffy e Pat, eles são incrível Pat é louco e lindo, mas como você tá na cabeça dele você percebe que ele é uma das pessoas mais puras e boas do mundo, mesmo que o antigo Pat não era assim, o novo Pat é, ele luta contra si mesmo o tempo todo, ele se controla para se manter na linha, ele tem uma autoconfiança e esperança de dar inveja. Mesmo que sejam por motivos errados. Tiffany é hilária, ela é definitivamente doida, ela é muito misteriosa, não tem como gostar dela. Uma das cenas mais lindas do filme é a dança deles, foi descrita de uma maneira tão pura e linda que eu queria ter visto, queria estar lá para aplaudir... O lado bom da vida provou ser único, até o romance entre eles dois surge de maneira inesperada e difícil de se concretizar.

Leiam... Eu adorei lê-lo.


Por Vanessa









Você Deve Gostar Disto:

3 comentários

  1. Gostei desse livro.
    Foi fácil de ler e bem interessante.
    Até hoje não assisti ao filme.
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa,
    Não consegui me interessar pelo livro, nem mesmo o filme...
    Mas sua resenha ficou ótimo, gostei dos pontos apontados, da questão de relacionamentos diferentes e complicados, fiquei até curiosa para saber o que houve e todos escondem.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, por incrível que pareça, este livro ainda não chamou minha atenção. E olha que não só sua resenha, mais umas outras que eu li falam muito bem dele. É que a química não bateu mesmo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge