Garotas e livros

Ler dá sono?

Por 11:15 5 comentários



Faz certo tempo que tinha lido essa matéria na Super Interessante e acabei me deparando com ela mais uma vez e resolvi mostrar a vocês.
Muitas pessoas vem até mim e me dizem que não gosta de ler porque sempre dá sono. Não conseguem 'durar' na leitura e sempre caem desmaiadas. Mas a questão não é o livro. Ler não dá sono! A questão é resultante da química no nosso organismo.


Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.
Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.



É o nosso corpo, o resultado do nosso dia e até mesmo o horário que nos deixa com sono quando lemos um livro. De manhã, a tarde ou a noite, o sono pode vir a lhe atingir enquanto faz algumas coisas "paradas" , como ler.

O site ainda nos deixa algumas dicas para espantar o sono e manter foco na leitura:

Três dicas para não dormir
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono
1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.
2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.
3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.

Eu posso apostar que, se você estiver lendo um livro do qual goste, um autor ou gênero que sabe que te prende, você não terá esse tipo de problema. Afinal, quantas noites em claro já passei lendo Harlan Coben, alguma outra ficção policial ou histórias sobrenaturais? Apenas porque é bom e prende minha atenção, ajuda a espantar o sono. Se você ainda não sabe o que te prende ao ler, descubra, e se for para ler na cama - deitado - e a noite, invista nessa leitura favorita. ;)

Fonte: Super Interessante

Você Deve Gostar Disto:

5 comentários

  1. Quando comecei a ler sentia uma tontura terrível ao invés de sono. Insistir e não desisti, com o tempo foi passando. Com esforço tudo passa.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é a mais pura verdade, Moises. O negócio é não desistir!

      Cheeiro

      Excluir
  2. Lendo Charlotte Street me dá sono só de abrir o livro!kkkk
    Brincadeira!
    Eu tenho muito sono mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Ri alto, Zama! Mas eu até que gostei do livro. E se esse te dá sono, pula pra outro! hsuahsuahs

      Beijos, soninho! ^_^

      Excluir
  3. Oi Dani
    Realmente se estiver lendo um livro que te prende não dá sono e dá vontade de ler madrugada a dentro, mas quando o livro ja ta chato e meio parado dai dormimos mesmo.
    Eu quando estou muito cansada dá sono quando começo a ler, mas prefiro as vezes tirar um cochilo antes de ler sabe e depois a leitura rende muito mais.

    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge