Garotas e livros

Entre Trovões - Renata Penka

Por 17:11 1 comentários



Essa resenha era para ter sido postada há anos. Bem, não aaaanoooos, mas há muuuuuito tempo. A resenha ficou aqui perdida nos meus rascunhos sem querer. :( Daí, fazendo "limpeza" hoje no blog, achei-a e fiquei super triste por ela não ter sido postada logo. Peço publicamente desculpas a autora, com quem combinei a leitura do livro. Sei como é chato quando há casos de blogueiros que 'somem' com o livro, mas isso nunca aconteceu comigo, sempre prezo pelo cuidado com os livros de parceiros, principalmente dos meus queridos autores brazucas, que merecem tanto apoio nosso.
Início do ano letivo no colégio Lacerda. O segundo ano do ensino médio começava com um misto de alegria e saudade para os melhores amigos Ágata, Tina e Leo. A volta de Ágata ao colégio depois de um ano no Rio Grande do Sul, despertava nela lembranças doloridas que a morte de alguém muito especial causou. Mas, isso será amenizado com a felicidade de estar entre seus amigos e retomar o estágio em enfermagem que ela tanto gostava. Outro trio, Murilo e os irmãos Vinícios e Carol estavam animados com a união da equipe de futebol estudando. Depois de apresentados os seis, pode-se imaginar o que começa a acontecer. Uma trama adolescente instigante. Este é o ensino médio que você gostaria de viver! 
  

Título: Entre Trovões
Autor: Renata Penka
Editora: Inverso
Ano: 2013
Páginas: 254

Compre

Volta às aulas, velhos amigos, novos amigos e por que não novos amores? Quem sabe? Entre Trovões é um típico livro adolescente, cheio de personagens onde você se perde pra caramba nos diálogos porque tem que tentar identificar quem é quem. rsrs Bem, apesar do romance sempre presente em livros do tipo, o enredo desde o começo promete mais uma boa aventura com uma viagem ao Egito, programada pelo professor do colégio Lacerda. Ágata volta a escola depois de um ano fora no RS, onde precisou ir para que curasse as feridas da perda de alguém muito querido a todos. Léo e Tina são peças chave desta história, melhores amigos de Ágata. A amizade entre eles é fofa e eles são mais fortes juntos, se apoiam e mantém a alegria.


Fora esse 'triângulo', há outro trio de outros amigos, onde juntos (e somado a um ou outro personagem na equação), intercalam-se relações de amizades/disputas/romance. Então é um livro com vários personagens ativos e muito, MUITO diálogo desnecessário. Imagine um grupo de 6 pessoas se cumprimentando. Eu diria um "bom dia a todos". Melhor não? Bem, um exemplo do que ocorre no livro é que cada um cumprimenta cada um. Ler isso é cansativo. E esse é apenas um dos tantos diálogos que tem. Quem conhece minhas resenhas aqui sabe o quanto eu prezo por diálogo, mas a descrição é essencial para nos situarmos diante do que é proposto num cenário. Teve diálogo desnecessário demais e descrição de menos, daí me perdia na história.

Gosto de livros teens, livros em que os personagens estão na escola, onde há aquele romance básico, onde há grande interação e principalmente, quando vemos o desenvolvimento desses personagens durante o livro. Afinal, não basta apresentar jovens e seu cotidiano comum na escola, gosto de ver quando eles evoluem em suas características e em seu meio. A Renata conduz o livro e é essa sensação de mudança que acabamos por ver. A autora tem uma escrita leve, mas me cansou devido ao diálogo e aos erros de edição - palavras que faltavam nas frases, letras que foram 'comidas', algumas falhas na sinalização em conversações... Uma melhor revisão da obra teria ajudado e muito!

Eu não gostei do livro. Li uns 8 livros enquanto tentava terminá-lo e não consegui ir até o final. A história não é de todo ruim, só falta melhor organização e maior apresentação ao leitor para ele se situar bem. A capa ficou muito clara, não chama a atenção do leitor para o que está ao fundo. Um laminado nos trovões, ao menos, daria um brilho a mais. Infelizmente eu não recomendo a obra. Mas deixo a dica para quem quiser ler algo leve e recheado de conversas entre jovens divertidos que acabam por nos apresentar esse seu universo estudantil. 

Você Deve Gostar Disto:

1 comentários

  1. Oi Danni, adoro as publicações do blog.
    Queria saber se você tem como comentar sobre um livro que ta na internet -http://quemnarrasoueu.blogspot.com.br/2015/08/quem-narra-minha-vida-sou-eu.html-
    Ele é lindo! Mas não acho nada sobre a autora.
    Beijos

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge