Garotas e livros

Detalhe final - Harlan Coben

Por 20:15 0 comentários



"-Pegue - ofereceu Win.
Myron se virou. O amigo lhe passou um achocolatado, sua bebida preferida. Myron sorriu:
- Faz três semanas que não tomo um desses.
- As dores da abstinência - falou Win. - Deve ter sido uma agonia." (pág. 14)

Vocês já estão cansados de saber que Harlan Coben é o xodó da minha vida, não é? Admiro muito o autor, amo suas obras e todo seu trabalho. Uma Harlanholic de carteirinha O jeito que sempre conduz seus enredos, nos tornando verdadeiros "fuçadores" atrás de pistas é sempre interessante. Detalhe final é um livro da série de Myron Bolitar, nosso agente esportivo/advogado/investigador mais gente boa e fofa do mundo, e seu fiel amigo e companheiro, o favorilindo Win! Sério, não tem como não amar esses caras. 



O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida.
Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron.
De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim.
Com reviravoltas, cenas e diálogos inesquecíveis, temperados com um delicioso humor, Detalhe final tem tudo o que fez de Harlan Coben um fenômeno literário e vai surpreender o leitor até a última página.
Título original: The final detail
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 304


“[...] - Amigos e inimigos acham que que perco a cabeça muito fácil. Que reajo de forma exagerada, como você disse. Que sou instável, descontrolado. Estão todos errados, claro. Nunca perco o controle. Pelo contrário. Cada agressão é muito bem pensada, os prós e os contra avaliados.” (Win, pág. 184)



Apesar de fazer parte de uma série, (e as editoras teimarem em lançar aqui tudo fora de ordem - nenhuma novidade), os livros tem histórias centrais independentes, o que dá pra ler tranquilamente. Mas esse, em especial, é bem válida a leitura do 5° livro, que é o Um passo em falso. Caso não dê pra ler, sem problemas, somente as histórias corriqueiras dos personagens, os relacionamentos "externos" à história central, pode ficar meio por fora. Mas nada que complique ou impeça a leitura. Detalhe final nos traz uma trama cheia de tensão e buscas por respostas. Depois de passar um tempo em quase isolada reflexão, Myron tem a terrível notícia que um de seus mais antigos cliente foi assassinado e a principal suspeita é sua melhor amiga e sócia, Esperanza. Myron é aquele tipo de pessoa que quando confia no caráter da pessoa, confia mesmo! Não duvidou um minuto sequer da inocência da amiga e vai fazer de tudo para prová-la. Porém nada é tão simples. Esperanza se fecha e não fala nada para ele, todas as pistas apontam em direção a ela e ele tem que se virar nos trinta para resolver tudo.

"-Viajando no tempo outra vez? - perguntou Win.
Myron assentiu.
- Você tem consciência, espero, de que é jovem demais para tantos surtos de reflexão.
- É, eu sei." (Win, pág. 187)

Claro que são vários obstáculos que surgem no caminho e Myron, com seu encanto e sarcasmo sem fim, juntamente com Win, o famoso psicopata violento para alguns, vão ter que buscar respostas, mexer no sub-mundo excêntrico de Nova Iorque e tirar as cascas de algumas feridas. Ficamos por dentro do relacionamento de Myron e alguns de seus complicados clientes e nos envolvemos na busca para entender tudo o que está acontecendo. Com Eseranza presa, ele conta apenas com a querida Big e irreverente Big Cyndi e neste livro conseguimos entender e conhecer um pouco mais dela. E se já gostava, o amor aumentou. Eu simplesmente adoro as partes do  Windsor Horne Lockwood III. As vezes você pensa o quão pequeno é o grau de humanidade dele em relação às atitudes humanas, mas somente às más. Ele é um cara justo. Me lembra um pouco de Dexter. Ele é extremamente lógico e inteligente a respeito de tudo e adoro acompanhar a linha de raciocínio dele.

"- E talvez vocês sejam mais parecidos do que gostariam. Não quero me aprofundar muito nisso, mas Win o vê como seu lado humano. É como se pensasse: se você gosta dele, é porque não deve ser tão mau assim. Você, por um lado, o vê como uma dose fria de realidade. A lógica de Win é assustadora, mas fascinante." (Esperanza, pág. 129)

O livro tem lá seu grau de drama, mas o suspense e o humor são constantes. Admito que não sou de chorar nos livros do Harlan, mas esse me quebrou um pouco quando fomos expostos à relação de Myron com os pais. Nos faz refletir. O final foi de um choque de realidade para Myron, bem tenso mesmo para a perspectiva dele. E da maioria das pessoas. Demorei um pouco mais que o normal para ler este livro, mas culpem o Dexter. Estou fazendo maratona! hahaha 


"- Não funciono assim - replicou ele. - Não posso fazer nada. Quando começo a sair com alguém, já vou pensando em ter filho, em quintal com churrasqueira, numa cesta de basquete enferrujada sobre a porta da garagem. Começo imediatamente a avaliar todas essas possibilidades.” (Myron, pág. 222)


No mais, é Harlan Coben! LEIAM SEM MODERAÇÃO, GALERA!

Série Myron Bolitar

  1. Quebra de confiança
  2. Jogada Mortal
  3. Sem deixar rastros
  4. O preço da vitória
  5. Um passo em falso
  6. Detalhe final
  7. A promessa
  8. Quando ela se foi
  9. Alta tensão

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge