Garotas e livros

A garota sem passado - Michael Kardos

Por 11:15 2 comentários



"Melanie Denison - agora era esse o seu nome - havia arruinado o café da manhã."

Como uma fã de ficção policial, estava doida para ler esse livro e me aventurar em mais um suspense lançado pela Editora Arqueiro. Quando li a sinopse e vi que a protagonista tem sua vida toda revirada e um passado que poucos querem falar sobre ele, te instiga a ler e devorar o livro.

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.

Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.

Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.
Título original: Before he finds her
Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 304

"É assim que nos sabemos vivos: estamos equivocados."


Imagina você viver quinze anos de sua vida escondida de seu pai que quer matá-la? Foi assim como Melanie. Antes conhecida como Meg Miller, a garotinha foi morar com os tios desde os três anos de idade, sempre evitando qualquer meio de se expor ou mantendo contato com outras pessoas, exceto pela escola, onde sempre se privou de relações sociais. Mas depois de descobrir que está grávida e desejando não dar a mesma vida a seu filho, ela parte sozinha em busca do pai e de toda sua história. 



Com ajuda de um jornalista que sempre foi interessado no caso, e onde ela acompanhava seu blog escondido dos tios, ela começa a fuçar e entrevistar algumas pessoas que estavam por perto na época. Amigos, vizinhos e o que mais surgisse para investigar. O livro é dividido em três partes e dentre elas, passamos pelo ano da tragédia e por anos antes, com momentos da infância do seu pai, depois quando conheceu Allison e como a mudança do homem que ele era para o que se tornou, um pai de família dedicado. A narrativa da trama te prende. Se tem algo que o autor sabe fazer, é te fisgar do começo ao fim. Quando Melanie investiga seu passado para entender o porque sua mãe foi tão brutalmente assassinada e porque o pai ainda insiste em caçá-la, é o que te faz agarrar o livro e não soltar. 

"[...] Ramsey havia feito aquilo que os seres humanos quase nunca faziam, por mais que quisessem, e menos ainda por outra pessoa.
Por Allie, ele havia mudado."

Todos os personagens foram muito bem construídos, todos reais, com seus medos, inseguranças, defeitos e qualidades. A busca pela sua história faz uma verdadeira bagunça na sua vida, e ela se vê sozinha, longe da segurança que tinha morando com seus tios, longe de tudo o que ela conhecia. O novo pode ser assustador, mas o que mais a assusta é a realidade dos fatos que vão surgindo. Algumas partes do livro me surpreenderam. Demorou para cair a ficha e sacar como toda a tragédia da família Miller aconteceu. Como não há ordem cronológica dos fatos - uma hora em 2006, outra em 1991, outra em 1965, - o livro fica lento em algumas partes. Acabei curtindo mais a narrativa de fatos passados do que do presente, porém, para que entendessemos o todo, tinha que ter essa intercalação. 

"[...] No esquema geral das coisas, nossa individualidade era irrelevante, mas merecia ser celebrada porque era nossa, mesmo que temporária."

Eu achei o livro bom, mas não era tudo aquilo que eu esperava. O mistério, o drama e o suspense passaram longe do que julguei que seria, devido à ideia central da trama, que é muito boa, aliás. Mesmo sem aquela emoção em que se fica quando tem algo impactante para acontecer, o autor nos segura até o final, nos dando algo plausível, mas sem grandes surpresas. Gostei bastante da capa e a revisão está perfeita. Recomendo a leitura sim. Mas não crie grandes expectativas! 

Você Deve Gostar Disto:

2 comentários

  1. Adoro suspense, mas nesse caso não gosto de narrativas lentas porque sempre quero mais e mais informações hahah Acho que esse não é um livro que eu leria, apesar de gostar da temática.

    bjos
    Just Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem umas quebras aí que realmente deixam mais lento mesmo, flor. hahahaha
      Tirando isso, é bom. Tbm curto mto a temática! :D
      Bjss

      Excluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge