Garotas e livros

101 profissões fora do comum para pessoas nada normais

Por 11:43 0 comentários

Este guia de profissões não deve ser levado muito a sério. E é justamente por isso que ele é diferente de tudo que você já leu sobre a escolha de uma carreira. Não é um guia todo certinho, cheio de bases científicas, pesquisas bibliográficas, faculdades estreladas e o escambau. Ele é uma mistura de informação real com ficção e humor. Este livro não é recomendado apenas a você, jovem à beira de um ataque de nervos porque o vestibular está chegando, porra, e você não tem ideia do que quer estudar. A propósito, nem todos os caminhos profissionais passam pela universidade. Este livro é igualmente dedicado a você, um cara mais experiente que, entre um rabisco e outro no guardanapo da mesa do bar, desenha outros rumos para si. Se nem casamento é mais para a vida toda, por que uma carreira seria? Chegou a hora de você se divorciar do seu trabalho sem graça. E descobrir o que te motiva de verdade.
101 profissões fora do comum para pessoas nada normais
Autores: Anderson Couto e Emerson Couto
Editora: Belas Letras
Ano: 2016
Páginas: 208

"Foi-se o tempo em que o principal foco de estudo dos antropólogos eram os índios. Índio perdeu a graça! É o ser humana esquisito dos nossos tempos pós-modernos que merecem ser objeto de análises. E não estamos falando apenas de Luciana Gimenez e seus convidados. O que leva, por exemplo, um jovem do século 21 a querer votar no Bolsonaro para presidente?"


Quando peguei este livro eu esperava as profissões mais loucas possíveis. E realmente encontrei. Mas junto com elas tem profissões comuns, que vistas pela perspectiva dos autores, torna a coisa mais trágica. Ou, melhor dizendo, mais interessante. Vale avisar previamente que esse livro não é um daqueles testes vocacionais que a gente faz quando está tentando vestibular. Ou Enem, no caso atual. Há quem esteja cansado da sua rotina de trabalho e enxergue neste livro um novo caminho para sua vida, vai saber? Talvez o gerente do banco esteja cansado de usar gravata e queira ser Guia de turismo exótico, ou até mesmo a mais nova Estrela do Snapchat. Sim, isso é possível. Existem milhares pessoas fora do normal. Talvez você encontre sua profissão nesta obra. Eu encontrei a minha. Em cada uma é explicado do que se trata e os requisitos para o cargo. De forma bastante divertida, insanos e lucrativos trabalhos vão surgindo como uma possibilidade de emprego ou ao menos para nos tirar bastante risada.

Afinal, por que escolher Direito ou Medicina se eu posso me tornar Gestor de efeitos colaterais de viciados em Pokemón Go? Ou até mesmo Mãe de filho do Neymar? Mas não se preocupem, até porque Direito e Medicina estão na lista das profissões. Assim como Professor, Orientador de tráfego de pessoas com smartphone e Marido de aluguel. São tantas opções e variedades de profissões comuns e até aquelas que você nem fazia ideia de que existia. Sabia do Doador top de sêmem humano? Pois é, nem eu.  Essa ainda não chegou ao Brasil, onde o comércio de sêmen humano é proibido, mas fica aí como uma futura opção.

 As profissões são categorizadas pelas motivações que podem ou não levar uma pessoa a arriscar no ramo. Muitas são por idealismo, outras tantas pela grana, umas outras por paixão. No começo do livro tem um teste de motivação bem interessante que é “Qual a Sua Motivação, Porra?”, e, de acordo com os autores, é desconhecido pelos meios acadêmicos pela sigla QSMP. De acordo com o resultado, sou movida pela Paixão e até me identifiquei com a descrição.


Os autores conseguem passar a realidade de uma forma descontraída, mas sem fugir da veracidade dos fatos. Até porque pra ser um Participante de Reality Show tem seus pré-requisitos. Assim como para ser um Político Honesto basta ser... honesto! No fim das contas, tenho certeza de que você vai se encontrar. Caso já esteja em uma das profissões e esteja a fim de mudar, esse livro é pra você. Se quiser só rir, esse livro é pra você também! O trabalho gráfico da obra é simplesmente incrível! Amei cada detalhe, a editora caprichou nessa edição que está impecável!


Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge