Garotas e livros

Doramas - Um novo vício!

Por 10:20 1 comentários

Quem nos acompanha nas redes sociais soube do meus mais novo vício, razão dos meus sumiços, desvio das leituras, novos crushs e atraso das minhas séries: Doramas!


A Vivi Ellen, amiga e colaboradora do GL, foi que me levou a esse novo universo de perdição perfeição! Tenho várias outras amigas que também são fãs e muito mais entendidas do que eu pra abordar sobre isso, mas como provavelmente irei falar de alguns doramas por aqui, resolvi dar uma explicação básica.


Dorama é, em termos generalizados, uma novela oriental. Por favor, não torçam o nariz e comparem com novela da globo/record/band etc, ou até mesmo as mexicanas (não gosto de nenhum dos tipos). As novelas orientais são muito diferentes das que conhecemos. Eles se dividem em K-dramas que são doramas coreanos, (basicamente os que eu assisti até o momento), os J-dramas que são japoneses, os C-dramas que são os chineses, Tw-dramas que são tawaineses e até mesmo os Live Action (Novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime). Sendo que os mais conhecidos são os J-dramas e os K-dramas.


Diferentemente da previsibilidade das novelas daqui, os doramans são bastante imprevisíveis, tudo pode mudar a todo o momento e surpreender a quem assiste. Uma coisa é certa, tem drama. O tipo de drama ou sua intensidade varia conforme o dorama em questão. Tem uns com mais ação, uns mais fofinhos, uns que envolvem exército, uns que se passam em hospitais com muitos feridos, romances médicos e muito.. drama! (olá, grey's anatomy!). Até o momento já assisti quatro, um totalmente diferente do outro e todos me deixaram encantada. Uns eu surtei mais, outros chorei horrores, outros eu sou tarada apaixonada no personagem principal. 


Uma das coisas que diferenciam das novelas ocidentais é o tempo. Os doramas tem, em média, uns 16 episódios, geralmente de uma hora cada um. Dos que eu assisti até o momento, eles tem começo-meio-fim, embora eu queira sempre mais um pouco de alguns. É gostoso de observar um pouco da cultura oriental, tão diferente da nossa. O respeito de uns com os outros, por vezes o preconceito evidenciado para passar uma lição (como um paciente que se recusa a ser atendido por uma médica), a forma inocente da qual a maioria dos personagens mostra. Isso pode incomodar alguns desesperados por querer mais do casal, obviamente. Mas lembrando, é cultural. Beijos e abraços não são vistos com tanta tranquilidade como vemos por aqui. Amassos então? No mesmo nível em que o contato físico não é evidenciado, o romance é muito bem trabalhado e a gente sempre se pega torcendo loucamente para que tudo se resolva logo e que o amor transborde. Quer coisa mais linda que a simplicidade de um segurar de mãos, ou um beijo delicado, ou um abraço inesperado, aquele olhos nos olhos, sabe? Pra uma romântica como eu, isso é perfeitamente delicioso de assistir. 


O que eu vejo quando vou indicar um dorama a alguém é puro pré-conceito. "Não gosto da atuação asiática", "me incomoda ouvir as vozes no idioma deles", "eles não tem expressão", "são todos iguais". Pura conversa fiada. Se eles são parecidos, sim, são. Não é novidade. Somos uma mistura, então estamos habituados a ver tamanha diferença em nosso povo. Não é assim no oriente. Sobre o idioma, não me incomoda nem me atrapalha em nada. Pelo contrário, minha irmã (sim, já fiz ela amar também) e eu ficamos aqui tentando imitar alguns 'bordões' que eles usam. "Swaaag!" E é FOFO. Tem uns doramas que são tão amorzinhos que dá vontade de apertar todos eles e nunca mais soltar! 


O que eu posso dizer? Assistam, por favor! Vou deixar dois que eu sou perdidamente apaixonada: Weightlifting Fairy Kim Bok-Joo, esse romance divertidíssimo e maravilhoso e Healer. Sou totalmente viciada nesses, embora os outros dois eu também ame demais. Aos poucos vou postando sobre os que eu já vi e dos que verei pela frente. Agora que sou oficialmente dorameira (afinal, não tem como não ser), vocês vão ver um pouquinho mais sobre novelas orientais por aqui!

Pra quem quiser conferir esses dois, só clicar no nome que quer e já tá com link direto. Só tem que fazer cadastro nos sites, mas é rapidinho. Faz login pelo FB que tá tudo nos conformes! 

Se alguém mais assiste, deixa dicas que quero ver muito mais! Tchau e até a próxima! S2


Você Deve Gostar Disto:

1 comentários

  1. Oi Danni!
    Após ler seu post sobre os dramas, gostei tanto que fui direto verificar suas duas sugestões. Já comecei a assistir Healer e simplesmente me apaixonei pelos atores e pela história. Parabéns pelo blog, e se você tiver mais sugestões, publique para nós também possamos assistir. Beijocas.

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge