Garotas e livros

Estranherismo - Zack Magiezi

Por 13:20 0 comentários

pensamentos no varal

para a alma
não ficar sedentária
corra riscos


Meu primeiro contato com os poemas de Magiezi foi em meados do ano passado e posso dizer que foi amor ao primeiro sentimento. Sentimento sim, porque é isso que ele escreve: sentimentos. São situações reais, são medos e dores, sonhos e paixões datilografados para amantes das letras, amantes das palavras, amantes do amor. Então assim que soube de Estranherismo, quando soube que seus poemas que eu já tanto rabisquei por aí iam estar nesse livro, eu nem perdi tempo. E foi um presente a mim mesma. Um maravilhoso presente.

A estreia em livro de uma nova voz da poesia brasileira. Publicadas originalmente no Instagram, as poesias datilografadas de Zack conquistaram uma legião de fãs, falando sobre sentimentos, medos e dores, amores e perdas, tudo o que de mais profundo toca as pessoas. A sua poesia delicada e bela brinca com as palavras, cria neologismos e conquista os corações, dialogando diretamente com cada um de seus leitores. “Desde que minha vida saiu dos trilhos eu sinto que posso ir a qualquer lugar”, escreve o autor. Felizmente, agora os leitores também podem acompanhar essa jornada poética.

Estranherismo 
Autor: Zack Magiezi
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2016
Páginas: 222

"desde que 
minha vida
saiu dos trilhos
eu sinto
que posso ir
a qualquer lugar"


Eu li o livro aproveitando cada página virada, apreciando cada poema, quando dá aquela vontade súbita de sair postando foto de cada novo verso. Não todos, apesar de amar cada um deles, mas aqueles que me tocaram mais, talvez. Então, comecei a marcar. Saí colocando flags e marcando os que eu queria compartilhar com vocês. Quando dei por mim estava marcando quase todo livro. Ele é assim, vai nos encantando a folha. Zack Magiezi escreve com a transparência de quem ama e quer ser amado. De quem amou e viveu ilusões. De quem sofreu mas cicatrizou as feridas da alma. De quem sabe que é melhor pra cada um se deixar curar e aprender a viver, voltar a amar, de conhecer seu eu mais íntimo. É uma delicadeza sem tamanho, um obra deliciosa de se ler e se viver também. 

"more no seu amor próprio
pois é complicado morar de aluguel
em corações alheios"


E daí vem as famosas notas sobre ela. Tenho certeza de que você já viu essa menção em algum lugar, até mesmo um poema do Magiezi. As notas são versos lindos. Foi elas que primeiro conheci. No livro, elas tem lugar de destaque. As folhas (todas em papel reciclado, o que amei) dessa parte tem um tom cor de rosa e estão no meio do livro, quase que um livro dentro do outro. São versos pra ela e para cada uma de nós. Tenho certeza que você vai se identificar com um, com vários, talvez com todos. 

notas sobre ela

ela não se sente só
talvez ela sinta um prazer imenso
em estar com a sua própria companhia


Alguns poemas estão como pensamentos no varal, outros como glossário, causa mortis, relicários miúdos, notícias, diálogo, sentimentos legendados... A infinidade de sentimentos que o autor nos passa é gostosa de se ler. O livro que já li e reli e sei que sempre vou voltar a pegar para ler um ou quatro versos. Ou ler o livro todo novamente. Super indico aos românticos incorrigíveis, aos amantes de poesia, aos amadores da vida. 


Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge