Garotas e livros

[Divulgação] Fale! | Editora Valentina

Por 10:35 0 comentários

Depois que a Netflix lançou 13 Reansons Why surgiu o levantamento de assuntos como bullying, abuso sexual e depressão. Eu infelizmente ainda não li o livro que deu origem a série mas gostei muito da adaptação feita. Apesar de pesada em certos momentos, ela apresenta de forma clara o que infelizmente acontece com muitos adolescentes. E talvez justo por isso tenha sido mostrada de forma mais real, para que a gente entenda e converse sobre isso, e lute para que isso termine. Para que não ocorra de forma trágica como no caso de Hannah.

Acredito que muitas pessoas assistiram O silêncio de Melinda, lançado em 2044, com a Kristen Stewart (Bella - Crepúsculo). Esse filme foi uma adaptação de Fale! e assim como a série da Netflix, nos traz bastante reflexão. Ele foi publicado pela Valentina em 2013 e hoje trago a indicação para quem quer ler mais sobre o tema, refletir, debater e ficar atento às pessoas que estão ao nosso redor. As vezes tudo é uma questão de tentar entender o próximo. 

A editora nos deu 13 motivos para nós lermos Fale! 
Vem conferir! S2

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais – porém espinhosos como o bullying – do cotidiano dos adolescentes.
Fale! recebeu o “Altamente Recomendável” norte-americano para leitura escolar. Foi transformado em filme (O Silêncio de Melinda) em 2004, com Kristen Stewart, da saga Crepúsculo, no papel da protagonista.




1 - Porque é um livro poderoso, emocionante e muito bem escrito.

2 - Porque fala de assuntos urgentes que precisam ser debatidos como bullying e abuso sexual.

3 - Porque ele é tão importante que acabou batizando um selo jovem (SPEAK) da editora americana, a Penguin.


4 - Porque já foi censurado em certas escolas por seu conteúdo, quando deveria ser adotado para discussão em sala de aula.

5 - Porque ou você é a Melinda ou conhece alguém que passou o mesmo que ela.

6 - Porque é importante para os adolescentes se respeitarem mutuamente e exigirem respeito.

7 - Porque é fundamental para os adultos prestarem mais atenção nos adolescentes.

8 - Porque o livro vai dar coragem ao leitor para contar sua própria história.

9 - Porque essa história vai ensinar a escutar e perceber mudanças de comportamento.

10 - Porque já virou filme com a Kristen Stewart e foi aclamado pela crítica.


11 - Porque já ganhou e foi finalista de valorosos prêmios literários.

12 - Porque ele mostra como a arte é uma forma incrível de se expressar.

13 - Porque você descobre nele o perigo de ficar em silêncio.


Leia um trecho do livro Aqui.
Já leu o livro? Comenta o que achou com a gente! Besitos.


XOXO

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge