Garotas e livros

#GIRLBOSS - Sophia Amoruso

Por 10:43 0 comentários

"Se eu, e este livro, temos alguma coisa a provar é que quando você acredita em você mesmo, as outras pessoas também acreditam em você."

Como falar da história de uma jovem que saiu de um momento sem muita perspectiva profissional para uma empresária, CEO de um site que vale 100 milhões de dólares? Primeiro, a Sophia não é normal. Isso fica mais que provado nos relatos dela, desde de sua adolescência até hoje, creio. Ela sempre teve um potencial para aquilo que ela fazia por vontade própria, ou seja, para as coisas que ela gostava, ela seguia em frente. A questão foi só ela identificar no que ela era boa e usar isso ao seu favor. E é isso que ela nos passa neste livro. Como você alcançar o seu melhor. Como descobrir o que você realmente precisa fazer para ser uma #GIRLBOSS, e apenas conhecendo a experiência dela, aprendemos muita coisa. Seus acertos e seus erros, as regras que estão aí para ser seguidas, reescritas ou até mesmo quebradas. Deixe que a história dela te inspire!

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.


Título original: #Girlboss
Autor: Sophia Amoruso
Editora: Seoman
Ano: 2015
Páginas: 248


Primeiro trecho do livro:
"Quer dizer que você quer ser uma #GIRLBOSS? Vou começar dizendo duas coisas. Primeiro: Que ótimo! Você já deu o primeiro passo na direção de uma vida incrível simplesmente por querer essa vida. Segundo: Esse é o único passo que vai ser fácil."


Eu nunca gastei tanto post-it em um livro antes. Essa obre é realmente um material de conhecimento, autoconhecimento e inspiração. Ela era uma garota simples, que começou a trabalhar desde cedo porque não gostava da escola. Ela não era a favor do capitalismo, quase uma rebelde com causa (se é que eu posso defini-la assim). Não se mantinha em nenhum emprego, ou saia por não aguentar ou era demitida por não se esforçar. Mas achou, numa venda de roupa vintage no eBay, que tinha comprado no brechó, algo em que era boa e gostou muito de fazer. Foi aí que surgiu a Nasty Gal. Uma loja virtual de roupas vintage numa plataforma de vendas.

"Uma coisa que você deve saber sobre mim é que quando ouço não, eu raramente escuto. É preciso ter um tipo especial de teimosia para ser bem-sucedida como empreendedora. E, seja como for, você não recebe o que não pede."


E ela fala aberta e diretamente sobre tudo. A Sophia escreve um livro que é mais uma conversa com o leitor, impulsionando e incentivando a cada momento a gente levantar, organizar as ideias e agir. A cada folha virada tinha uma informação importante e eu colocava uma flag. Nunca um livro meu esteve tão colorido. Através da experiência dela a gente vê que sim, pode dar certo. Mas se não der, a gente pode tentar de novo. O importante é aprender com cada passo que você dá. E ela não nos incentiva a sermos empreendedoras somente. Claro, ela dá o maior apoio a isso, mas o que ela quer é que nos coloquemos em prática, em destaque, que sejamos as melhores naquilo que estamos fazendo. E se não estamos fazendo, podemos fazer. Dicas como procurar um emprego e se portar numa entrevista também é fornecido. Ela se põe no papel dela, que é de empresária e mostra o que as empresas querem, e nos diz o que melhor podemos fazer: ser o melhor em tudo. Doe-se. Mesmo que não seja algo que você realmente sonha, finja que é e aprenda com cada oportunidade.

"Eu procurava algo que me pagasse pra não fazer nada e ainda crescer na vida, e isso, minhas amigas, simplesmente não existe (a menos que você seja a Paris Hilton, que eu não tenho certeza se está crescendo de alguma forma, especialmente quando se trata de moda)."

Alguém uma vez me disse (ou eu li em algum lugar) que uma pessoa inteligente aprende com os seus erros. Mas alguém sábio aprende com os erros dos outros. A Sophia acredita nessa ideia e justo por isso nos fala como se tornou uma #GIRLBOSS, quem era antes, todo seu processo de crescimento, como ela se empenhou para acompanhar o crescimento da empresa, o que era algo totalmente inesperado. Ela nunca começou com a ideia de ser uma gigante em crescimento. Ela só queria ganhar a vida com algo que ela realmente gosta. E isso ela consegue provar que dá certo. 

"Descubra o que você ama fazer e aquilo em que é ótima, depois tente pensar em como viver disso! Não tenha medo. Nós todos vamos morrer, é só uma questão de quando e como - então seja corajosa! Você nunca vai se arrepender por ter tentado realizar o seu sonho!"
Alexi Wasser - IMBOYCRAZY.com


A sua jornada não foi simples. Como administradora sei que, quanto maior o que você tem, mais vai exigir de você, de tudo o que você tem. Toda a estrutura se multiplica e áreas e mais áreas tem que ser formadas, pessoas a ser contratadas, obrigações se desdobram, o processo é realmente louco. Quando você sai de vendas pequenas na internet para centenas de vendas por dia, até milhares de dólares em uma só hora, seu dever é acompanhar o fluxo. Mas foram anos de crescimento e aprendizado. Nem tudo é fácil, mas começar, arriscar e dar o melhor de si é o essencial. O resto, assim como a Sophia fez, você vai aprendendo com o decorrer do tempo e se adaptando a sua realidade. O que a autora prega é acreditar em você, na sua intuição e visão das coisas. Preciso dizer que tô empolgadíssima depois desse livro? Com a mente fervilhando de ideias, expectativas e tendo em mente que, se eu quiser, posso conseguir também.

"Não importa onde você está na vida, você vai poupar muito tempo ao não se preocupar demais com o que os outros pensam de você. Quanto mais cedo na vida puder aprender isso, mais fácil será o resto que virá depois. Você é quem você é, acostume-se com isso."


O livro ainda vem com alguns depoimentos entre capítulos de #GIRLBOSSes que tiveram o mesmo ideal e dedicação e hoje estão felizes onde estão. Pessoas com seus trabalhos comuns e reais, que tinham em mente alcançar seu sucesso profissional. E conseguiram. Eu só recomendo que leiam! É, com toda a verdade, uma obra inspiradora, além de divertida. A Sophia é cheia de bom humor e transmite tudo de modo muito leve e descontraído. Ao mesmo tempo que ela é dura e firme com o sucesso de sua empresa e o modo como age, ela consegue nos passar a personalidade louca dela. Então leiam e leiam muito! Na última sexta-feira a série baseada na história da Sophia Amoruso estreiou na Netflix. É levemente baseada em fatos reais e foca tanto na vida pessoal como no surgimento e crescimento da Nasty Gal. Bem longe do que vemos no livro, mas mesmo assim, tão boa quanto. Em breve sai resenha da série também.

"Eu acredito que uma #GIRLBOSS deveria ter uma cara de deboche e um sorriso no bolso de trás, pronta para sacar um dos dois a qualquer momento."



Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge