Garotas e livros

Cabeças de Ferro - Carol Sabar

Por 10:55 0 comentários

"Talvez seja simplesmente isso, afinal; talvez seja simples. Talvez o tempo não exista para as coisas do coração; a matemática dos ponteiros desafiada pela irracionalidade do que, para mim, parecia um sonho, onde tudo acontece ao mesmo tempo e a gente nunca sabe direito quando as coisas começam... Nem quando terminam."

Esse é o segundo livro da Carol Sabar que leio e é sempre um prazer me envolver no que ela escreve. Quando li Azar o seu!, em 2013, foi amor à primeira página, e não foi diferente com esse aqui. Cabeças de Ferro são como são chamados os alunos da concorrida universidade, só os melhores conseguem entrar. E vivenciar um mundo universitário cheio de romance, humor e suspense foi maravilhoso!


Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada!
Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia.
O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola.
Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”.
Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino?
Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério.
Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.
Cabeças de Ferro
Autor: Carol Sabar
Editora: Jangada
Ano: 2016
Páginas: 304

Primeira frase do livro:
"- Calouros vão morrer! Calouros vão morrer!"

Todo mundo sabe que o processo seletivo para entrar em uma universidade é desgastante. Mesmo se você nunca prestou vestibular, você conhece alguém que fez ou está fazendo. Hoje em dia temos o Enem, que meio que unificou o processo de seleção, mas que é difícil e cansativo da mesma forma. Agora imagina toda a preparação, todo o estudo, todo o cansaço para, no primeiro dia de aula, você levar um trote que te faz parar, em estado grave, no hospital? É difícil. E isso ainda acontece por aí, infelizmente. Mas e quando a substância despejada na outra caloura era destinada a você? Quando todos os rastros do trote somem sem explicação? 


"Afinal de contas, não vim ao mundo a passeio e sempre soube disso."

O livro tem esse quê investigativo, mas cheio de romance e de humor. Malu, nossa personagem narradora da história e que ama listas, é uma cdf super descolada. Nada de meninas quietinhas e escondidas sob meio mundo de livros e um óculos enorme. Ela é linda, divertida, adora ir pra balada e estuda bastante para tirar o primeiro lugar no quer que seja. Calma lá, como ela consegue? Bem, ela é quase super dotada sim, uma "genia". Ótima memória, QI alto, aluna exemplar. Só que nunca imaginou que seu primeiro dia como universitária ela quase teria morrido. Quase, se Artur Cantisani, o inimigo mortal dela não tivesse jogado a substância fatal na menina do lado, embora fosse sua obrigação jogar em Malu. A partir daí a história segue um fluxo rápido e delicioso, e a única coisa que você quer é ter o livro em mãos e não parar mais.

"A parte chata de eu ter uma memória de elefante é estar acostumada a registrar todos os detalhes da vida que acontece ao meu redor. Da minha vida. Detalhes que muitas vezes eu gostaria de esquecer."


A trama segue tentando descobrir quem sabotou o trote de engenharia e o porque disto. A Universidade Ponto Sem Nó não permite trotes, mas ele continua sendo praticado por alguns cursos na ilegalidade. Dessa vez, uma fatalidade acontece e Malu, Artur e Nicolas estão no meio dela. Nico, aliás, só estava no meio porque queria ver o trote da sua melhor amiga e paixão nada secreta. Malu evita levar qualquer relacionamento além da amizade com ele pra não estragar o que eles tem, mas é bem na cara o quanto ele gosta dela e o quanto ela fica confusa com isso. Se bem que romance é algo delicioso nesse livro. É um youg adult, então já espere por cenas quentes e boas insinuações. 

"A parte boa de se conhecer profundamente uma pessoa é que, na maioria das vezes, as aturdes dela se tornam previsíveis. A parte ruim é que, na maioria das vezes, o imprevisível é bem mais emocionante."

A busca pela verdade fazem Malu e Artur trabalharem juntos, mesmo que ela o odeie desde os 11 anos, quando ele aprontou com ela. Ambos competidores, nerds e aventureiros, eles sempre acabam disputando entre si. E não tem como não gostar de Artur! Malu é madura e esperta, e nem um pouco quieta. Mora com a amiga Angélica, uma fofa que está sempre presente. Nicolas tem seus momentos fofos, mas não. Ele se mostrou infantil e idiota, além de gostoso, claro. Marcos e Guilherme, ambos Mestres do trote da engenharia são dois viciados sem muito futuro. Ainda tem a Clarissa, amiga de Malu e também caloura. Entre aulas, investigação paralela à polícia sobre o mistério do trote e saber o porque era destinado a ela, muitos amassos e família, os personagens vão nos envolvendo cada vez mais.

"Ai meu Deus, eu era digna de pena, era sim. Era dissimulada. Perto de mim, a Capitu do Machado de Assis era uma santa, pois pelo menos tinha a seu favor o benefício da dúvida."
A narrativa é leve, divertida e com personagens bem construídos. Fiquei até as 3h da manhã presa na história querendo saber o culpado de tudo e como ficariam as coisas. A história foi bem desenvolvida e seu fim fica em aberto para o próximo livro, e não vejo a hora de tê-lo em mãos! Parece que será uma trilogia (estou esperando confirmações), e já vou implorar a Carol pelo segundo! hehehehe A capa é linda, cheia de fórmulas e símbolos matemáticos, tem uma derivada por lá também. Isso, cálculo I meus queridos, eu paguei esse TERROR de matéria (ou cadeira, como a gente chama por aqui) e tô muito longe de ser uma Malu da vida. A revisão está perfeita e a diagramação maravilhosa, adorei os inícios de cada capítulo! Obrigada ao Grupo Pensamento Editorial por ter me enviado esse presente LINDO! Amei demais conhecer mais uma obra da Carol Sabar e já tô doida pra ler o próximo! Essa mulher é maravilhosa mesmo! Recomendo muito!

    

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge