Garotas e livros

XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco ganha nova plataforma para geeks, nerds e a cultura pop

Por 18:00 0 comentários


Um importante acréscimo nesta edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é a plataforma Bienal Geek - Tavola Nerd que congregará uma série de iniciativas entre as quais o Artists’Alley, que nasceu com um dos maiores eventos da cultura pop no mundo na forma de um espaço para que quadrinistas independentes apresentassem seus mais novos trabalhos. “Realizamos inscrições para aqueles quadrinistas que desejassem participar desta proposta dentro de um processo de seleção aberta. A intenção era dar oportunidade a quem está realizando trabalhos bacanas e relevantes ter essa janela para um público grande como o que congregamos numa Bienal Internacional do Livro de Pernambuco”, destaca Rogério Robalinho. Com isso, foi possível reunir um grupo expressivo com trabalhos interessantes que possam dividir suas experiências com os visitantes da Bienal, em um processo de curadoria conjunta com o pessoal do Nerd Café e do Canal Potterando.

Artists’Alley é um formato já consolidado que começou na Comic Com de San Diego, nos Estados Unidos, e que vem atraindo adeptos inclusive aqui no Recife. Configura-se como um formato de mesas em linha reta na qual os artistas deixam seus trabalhos expostos para o público conferir e produtos para vender. Esse também é um espaço em que o público pode se chegar para bater um papo com esses realizadores sobre seus projetos, sobre o processo de produção. Com isso, os visitantes têm contato direto com esses artistas e essa é a grande sacada do Artists’Alley que é possibilitar essa integração de todos”, comenta Rafael de Melo do Nerd Café. E dentro desta plataforma Bienal Geek - Távola Nerd haverá atividades especiais como oficina “Hq – Uma Experiência Autoral” com os realizadores do projeto em quadrinhos "A Noiva" desenvolvida pelo escritor Eron Vilar e o ilustrador Thony Silas, que resgatam nesta linguagem pop-contemporânea a Revolução Pernambucana de 1817, inspirada no romance “A Noiva da Revolução” de Paulo Santos de Oliveira. A dupla proporcionará a 28 interessados em dois encontros de quatro horas (cada dia) a oportunidade de vivenciar o processo de elaboração de uma História em Quadrinhos.

Tão esperada quanto Ruas a agenda do Artists’ Alley traz ainda para esta discussão mercadológica a Carol Pimentel da Editora Marvel Comics há 3 anos e mestre em Tradução de Quadrinhos pela Universidade de São Paulo. Formada em Física, ela largou a primeira graduação para se render ao maravilhoso mundo das HQs, e hoje é responsável pelos quadrinhos do Homem-Aranha, Wolverine e os X-Men (pela Marvel), mas ainda responde pela tradução de alguns títulos como Batman & Robin Eternos, Nós Somos Robin, A Guerra dos Robins, Canário Negro e Mulher-Gato na DC Comics.

A Távola Nerd terá ainda uma ampla agenda geek com cerca de 40 apelos para o público, contando com diversas atividades fixas entre as quais estão o cenário para youtubers e a Plataforma 9 ¾ (estrutura semelhante a original dos filmes em um dos stands) e o Chapéu seletor (estrutura montada para simular a seleção com a presença de um chapéu seletor e um painel para fotos), que o público pôde sonhar ao longo de 10 anos na saga cinematográfica britânico-americana “Harry Portter”, baseada nos livros homônimos da autora britânica J.K. Rowling. Mas, a programação também envolve ações variadas como painéis (discussão de temas ligados a cultura Nerd), painel literário, quiz (atividade dinâmica com teste de conhecimentos em diferentes níveis com sorteio de brindes), entrevistas (bate-papo entre o público e convidados mediados pelos organizadores da plataforma), jogos, exposições, k-pop, concurso cosplay e sala temática Harry Potter (sala temática sensorial que relembrará as principais passagens da vida do personagem através dos sentidos humanos).

Via: Coletiva de imprensa da Bienal Internacional


A XI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO , acontecerá nos dias 06 a 15 de Outubro, das 10h às 22h, no Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda.

Para Programação completa: http://www.bienalpernambuco.com/

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge