Garotas e livros

Pule, Kim Joo So

Por 10:58 0 comentários

" - Cuidado, Lee Tan. O falso, às vezes, é a verdade de cabeça para baixo. No universo da fantasia pode estar a realidade."

Eu tive a oportunidade de receber a prova desse livro e sou muito agradecida pelas gurias do Increasy por isso, em especial a diva-mor, Alba. Quando soube que a Verus iria lançar um livro NACIONAL de uma história baseada em DORAMAS eu já quis e amei. Sou uma apaixonada por dramas coreanos e sempre que posso tô agarrada com um. A experiência de ver um pouco do Brasil e Coreia juntos em uma obra foi muito bom. Conhecer a Gaby através da sua escrita foi interessante e já quero o livro pronto em mãos.

O que você faria se precisasse escapar da sua própria vida? Um história inspirada em dramas coreanos.
Marina vive em Curitiba, atormentada pelas agressões do ex-namorado. So vive em Seul, preso a uma culpa da qual não consegue se livrar. Em mundos tão distantes, mas carregando dores parecidas, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que eles finalmente tomem o controle da própria vida, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram. Pule, Kim Joo So é uma história ágil e original, que vai surpreender e divertir da primeira à última linha.

Pule, Kim Joo So
Autor: Gaby Andalise
Editora: Verus
Ano: 2017
Páginas: 224


Primeiro trecho do livro:
"Um dia, um homem deu as costas para um rio em Seul, na Coreia do Sul, e jogou-se dentro dele."


Eu esperei por um romance cheio de dramas, de diálogos clichês em doramas e um ambiente comum. Mas a autora fugiu de tudo isso e apresentou uma história totalmente diferente de tudo que já vi. Já imaginou seu personagem favorito ganhando vida e saindo das páginas para o mundo real? Kim Joo So aparece de forma mais incomum na vida da Marina e ela enxerga o medo em seus olhos, medo que ela própria reflete a cada visita do ex namorado. Constantemente agredida pelo policial e ex, ela sabe o que é se sentir acuada, e foi isso o que ela viu no asiático escondido dentro do banheiro feminino. Seu instinto só dizia para tirá-lo dali, e assim ela o fez.

"- Por favor, eu não quero. Eu não quero - gritou, olhando para cima, com o desespero de quem perdeu a alteridade por estar preso dentro da vontade de outra pessoa."


Kim Joo So é apaixonante. Mesmo sem nenhum diálogo a princípio, já que um não sabe o idioma do outro e por vezes o tradutor da internet mais piora a frase do que ajuda, eles vão se entendendo e mantém um convívio. Ele precisa de ajuda. Marina quer protegê-lo. Joo So quer ser dono da própria voz, quer que sua história seja diferente daquilo que parece que controla todas as suas palavras e atitudes. Marina só quer ser feliz, e ela merece muito isso. A junção de dois personagens tão diferentes mas ao mesmo tempo tão parecidos e machucados é feito de maneira rápida e bem construída. Mais do que uma trama romântica, o livro nos dá uma perspectiva totalmente diferente da situação. Vemos os acontecimentos como se fosse mesmo um programa de TV, só que com personagens fictícios vivendo no "mundo real". 

"- O So saiu da história porque se rebelou e... 
- Não - ela falou por cima dele -, o So saiu da história porque não conseguiu sustentar a toxina que você injetou nele."


Em alguns momentos eu achei umas passagens bem loucas, principalmente quando tentava entender a função metalinguística da coisa. As vezes parava a leitura e ficava "Oi???", tentando me achar no lugar. Mas quando a gente apenas se entrega a história por completo a gente nota que dá pra se surpreender e muito com o que a autora apresenta e a as coisas acabam fazendo sentido, por mais louco que seja. Você simplesmente não larga o livro até seu desfecho, até Soo estar bem, até os personagens esclarecem tudo pra gente. O livro nos traz também uma reflexão sobre nossas vidas, sobre a gente aprender a perdoar a si mesmo e se permitir viver, a pular para o destino a nossa frente, saltar, a arriscar e parar de se prender naquilo que te machuca. É uma história incrível, um livro que com certeza irei reler. E o que é a entrada de cada capítulo com um quote de um dorama? É apaixonante demais! Já tenho todos que ainda não vi na lista. Fui surpreendida por esse livro de estreia da Gaby e já torço por outros!

    

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge