Garotas e livros

Os conflitos de Grace - Susie Orman Schnall

Por 15:47 0 comentários

"- Você se preocupa com o que se espera que você faça, em vez de fazer o que quer fazer."

Os conflitos de Grace talvez não te atraiam pela capa. Talvez o tema... drama demais, certo? Bem, de certa forma. O que me surpreendeu bastante foi ver o quanto a personagem era real, o quanto os problemas dela são comuns a tantas mulheres. Uma mulher adulta que deixou a carreira profissional de lado para se dedicar aos filhos e agora luta para voltar ao mercado de trabalho. Quantas e quantas vezes nos deparamos com essas pessoas? São nossas mães, irmãs, tias, vizinhas. Talvez nós mesmas. Somado a isso um abalo no casamento, uma ruptura que talvez não tenha conserto. São problemas cotidianos enfrentados por milhares de mulheres e tratados de uma maneira exemplar na obra.

"Não é que eu não o ame;  não tem nada a var com isso. É só que os arrepios desaparecem a medida que a relação se aprofunda. Mas o que substitui o brilho do relacionamento novo é indiscutivelmente melhor: a pátina de contentamento, de segurança, de saber que aquela pessoa que você ama está de fato presente, física e emocionalmente, para sempre."


Num clima que remete às obras de Elena Ferrante e ao clássico best-seller Comer, Rezar e Amar, Susie Orman Schnall nos conta a história de Grace May. Ela está para completar suas 40 primaveras dentro de poucos meses. Seus filhos estão na escola, ela tem a perspectiva de um trabalho estimulante como redatora de uma revista e mal pode esperar para redescobrir a mulher atraente e profissional que existe dentro dela, enterrada sob o papel de esposa e mãe por tantos anos. Mas, de repente, sua vida sofre uma reviravolta e ela se vê novamente sem emprego e a ponto de perder tudo o casamento, a melhor amiga e sua autoestima. Uma história sobre a coragem e a determinação de uma mulher para redescobrir a si mesma.


Título original: On Grace
Autor: Susie Orman Schnall
Editora: Jangada
Ano: 2017
Páginas: 296


Primeiro trecho do livro:
"Não tenho planos de me acordar amanha e me sentir completamente diferente, mas com certeza não faz parte dos meus planos me sentir como hoje e todos os outros dias."

Grace é uma mulher forte, mas é daquelas que pensa demais. Não só antes de agir, mas analisa todos os fatos de tudo e passa mais tempo pensando no que pode acontecer, ou no que foi dito, ou nas possíveis opções de tudo do que, de fato, vivendo. Pensa sempre na pior das hipóteses antes de ver o resultado final. Passou oito anos se dedicando a casa e aos filhos e agora que eles estão estudando em tempo integral, está em busca de um trabalho, algo que a faça se sentir completa, importante. Algo lhe falta além da nova liberdade diária, e ocupar esse tempo com aquilo que ela sabe e ama fazer é a nova busca da personagem. Mas quando seu marido conta que lhe traiu, tudo muda. Junte isso a resposta negativa de trabalho e um momento nada fácil na vida da sua melhor amiga.  

"Eu só estou me sentindo inadequada ultimamente. Como se o esperado fosse que eu me desenvolvesse até me tornar uma pessoa adulta realmente formada, com convicções e preferências, mas em vez disso só tento ir vivendo e apagando incêndios."


"Não interessa a sua idade, nem como se sente a vontade em seu relacionamento, ainda é bom saber que é atraente para outra pessoa. Em especia para alguém por quem se sente atraída. O ponto crucial é o que fazer em seguida."

Então ela pensa. Bastante aliás. E embora as análises dela sobre a vida e o que está acontecendo sejam muitas, não torna o livro cansativo. Talvez por serem temas tão comuns a nós, que nos pegamos junto com ela, destrinchando as opções e as melhores escolhas a serem tomadas, ou quais passos dar, o que fazer em relação a tudo. É um drama da vida de uma mulher que busca seu empoderamento, que não abdica da família para erguer-se profissionalmente, que mantém amizades e momentos de lazer apesar dos problemas diários. Uma mulher que luta para salvar o casamento, mas também que comete erros dentro dele que precisam ser avaliados. Grace é como qualquer uma de nós em busca da felicidade e realização pessoal e profissional. E foi realmente um prazer acompanhar mais dessa personagem tão real nestas páginas.

"Somos o que somos hoje por uma série de razões diferentes. O tipo de família em que crescemos, o tipo de pais que tivemos, uma porção de coisas. Mas muito do que somos é por causa dos nossos amigos. Há algo de precioso em relação a velhos amigos."
Quando a Editora jangada enviou o livro para leitura e resenha eu não esperava por tanto ensinamento. Não sou casada, não sou mãe e ainda estou tentando construir minha vida profissional. Mas muito do que Grace vive é comum, e ter esse exemplo é sempre inspirador, ver como outras pessoas lidam ou podem lidar com tais situações tão comuns do dia a dia nos encoraja a seguir em frente mesmo quando tudo parece desabar. Obrigada, Grupo Editorial Pensamento por esta obra incrível, com capa linda e diagramação perfeita. É um livro que você não quer largar até que acabe. Eu recomendo muito!

"Precisamos agarrar com firmeza e valorizar o que temos Porque, num piscar de olhos, tudo pode nos ser tirado."

    

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge