Garotas e livros

Coluna de Fogo - Ken Follett

Por 12:04 0 comentários

Um fato é: Ken Follett é um dos autores que mais admiro no mundo. Sempre mesclando ficção com realidade, ele traz em suas obras fatos históricos e nos transporta para a época em que se passa com maestria. Apesar de este ser o terceiro livro da trilogia, quem não leu Pilares da Terra ou Mundo sem fim, pode ler este tranquilamente. É na cidade de Kingsbridge em 1558 que a trama dá uma continuidade, mais de 200 anos depois do segundo livro, mas a Europa é seu cenário principal. O reinado atual era de Maria Tudor, uma católica fervorosa que não permitiria a permanência do protestantismo em seu reino, que surgia e crescia aos poucos, entre sussurros pela região.



Em 1558, as pedras ancestrais da Catedral de Kingsbridge testemunham o conflito religioso que dilacera a cidade. Enquanto católicos e protestantes lutam pelo poder, a única coisa que Ned Willard deseja é se casar com Margery Fitzgerald. No entanto, quando os dois se veem em lados opostos do conflito, Ned escolhe servir à princesa Elizabeth da Inglaterra. Assim que Elizabeth ascende ao trono, a Europa inteira se volta contra a Inglaterra e se multiplicam complôs de assassinato, planos de rebelião e tentativas de invasão. Astuta e decidida, a jovem soberana monta o primeiro serviço secreto do país, para descobrir as ameaças com a maior antecedência possível. Ao longo das turbulentas décadas seguintes, o amor de Ned e Margery não arrefece, mas parece cada vez mais fadado ao fracasso. Enquanto isso, o extremismo religioso cresce, gerando uma onda de violência que se alastra de Edimburgo a Genebra. Protegida por um pequeno e dedicado grupo de talentosos espiões e corajosos agentes secretos, Elizabeth tenta se manter no trono e continuar fiel a seus princípios. Coluna de fogo é um dos livros mais emocionantes e ambiciosos de Ken Follett, uma história de espiões ambientada no século XVI que vai encantar seus fãs de longa data e servir como o ponto de partida perfeito para quem ainda não conhece seu trabalho.

Título original: A column of fire
Autora: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 816
Adicione: Skoob

Primeiro trecho do livro:

"O dia em que Ned Willard voltou para Kingsbridge, sua cidade natal, caía uma tempestade de neve."

A intolerância religiosa é o ponto chave de toda a trama. O catolicismo era a única religião verdadeira e a única aceita pelo reino, fazendo com que protestantes fossem caçados e mortos. Maria Tudor e seu marido, o rei Felipe da Espanha, não toleravam a prática de outro tipo de fé.  Quando Elizabeth Tudor, filha ilegítima e meia irmã de Maria Tudor assume o trono, traz promessas de paz entre protestantes e católicos e seu reinado ganha força entre seus aliados. Mas para uma Europa com um catolicismo tão enraizado, nada seria fácil e a paz que Elizabeth sempre quis para Inglaterra não é algo simples de se conquistar.


"- Talvez seja um bom momento para atacar os protestantes. Infelizmente, a Igreja Católica está na defensiva. A rainha Maria Tudor está perdendo popularidade por causa da situação de Calais. Sua herdeira legítima, Maria Stuart, rainha da Escócia, está prestes a se casar em Paris, e ter um marido francês fará os ingleses se voltarem contra ela."


Ned Willard é filho de Alice, uma comerciante famosa de Kingsbridge e junto com a mãe, mantém o comércio próspero. Mas assim que chega de viagem à cidade, sua vontade é encontrar Margarey Fitzgerald, a jovem por quem sempre foi apaixonado. O que ele não esperava era encontrá-la prometida a outro. Sua família era muito rígida e não aprovavam essa paixão e os queriam afastados. Não somente por Ned ter tido uma criação protestante, mas porque a ideia era casar a filha com alguém da nobreza. O que um jovem desiludido e decepcionado faria agora senão servir ao propósito em que acreditava e proteger a Inglaterra?

É colocando este romance sob um contexto de época tão instável que Ken Follet nos conduz a um mar de acontecimentos trágicos e decisivos. São personagens espalhados por diversos países da Europa, reais ou não, cada qual com seu envolvimento da obra. Ver o modo no qual vários países pensavam e agiam sobre essa guerra religiosa nos abre um leque de visibilidade da história. Aquilo que moldou e, infelizmente, matou a tantos é transmitido com perfeição pelo autor. E choca, e assusta, e nos faz refletir. O leitor fica preso às páginas que vão passando e às consequências que cada decisão acarretou. Conseguimos nos ambientar no contexto histórico de forma tranquila e viramos testemunhas das tramas e batalhas pelas quais os personagens passam. 

"Era assim que mulheres como Catarina exerciam seu poder, entendeu ela com admiração. Agiam de forma astuta, mas invisível, operando por debaixo dos panos, gerenciando os acontecimentos enquanto os homens imaginavam ter total controle."

O livro é quase uma bíblia, de tão grosso que é, mas nele vem tudo aquilo que traduz quem é Ken Follet: uma escrita fascinante, a facilidade com que somos transportados à época, a riqueza de detalhes, personagens envolventes e a reflexão de tudo o que é visto. O extremismo religioso foi capaz de muitas coisas, principalmente atrocidades que marcaram o mundo para sempre. Por mais que eu goste de história, não tinha real noção da fartura de momentos pelo qual ela passou. Torcemos por personagens em um momento para em seguida não torcer mais. Amamos, nos envolvemos e ansiamos por um futuro para eles.


A edição do livro está impecável e adorei cada momento com ele, porém infelizmente é inviável andar com esse livrinho pra cima e para baixo devido ao peso, o que me fez demorar mais para ler, pois só lia quando tinha tempo em casa. A capa é repleta de detalhes impossível de não se admirar Se você nunca leu nada de Ken Follett esse pode ser uma ótima opção. Sou admiradora da inteligência e criatividade do autor, que sempre nos mostra fatos reais e históricos tão bem moldados em romances fictícios. Estou sempre no aguardo de novos livros dele, enquanto isso, leiam todos! Recomendo muito!

    

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge