Garotas e livros

[Leia.Seja] O prazer de ler

Por 08:30 0 comentários


"Bom dia, senhor, você teria um minuto para ouvir o que eu tenho a dizer sobre a leitura?"

Já vi muita gente dizendo que tal livro despertou seu prazer em ler. Ou uma idade específica. Um filme que o instigou a ler os livros (Aconteceu muito - MUITO MESMO - com Crepúsculo).
Porém muitas pessoas sentem esse prazer na leitura desde sempre. Provavelmente incentivados a isso. Foi o que aconteceu comigo.


Não lembro qual o primeiro livro que li. Ou o primeiro livro que minha mãe leu para mim. Com certeza ela não lembra mais. Três filhos, trinta anos atrás... É tempo demais para saber qual o primeiro. Mas meus pais sempre nos incentivaram a ler. Papai, mesmo sem ter completado o ensino fundamental, me comprava livros sempre. Investiu em mim me dando o que nunca teve, mesmo com pouco recursos. Toda semana era um gibi novo. Que eu lia em meia hora, olhava para ele com olhos brilhando e dizia: "Já li, papai. Pode me dar outro?" Ele balançava a cabeça, sempre admirado com a rapidez. Mamãe era leitora ávida. Mas vim saber disso na adolescência, enquanto mais nova ela trabalhava demais e mal tinha tempo para si. Tive a quem puxar nesse quesito de amar os livros. Hábito que veio da minha avó, que também é leitora assídua.

O amor pela leitura as vezes está adormecido dentro de nós. Eu tenho a mania de dizer que, quem não gosta de ler é porque ainda não leu o livro certo. E vi essa mágica acontecer com uma prima minha, assim como espero que aconteça a milhares de não leitores. O aprendizado que fica é: incentivo é de grande ajuda. Incentive uma criança, um adolescente, um jovem que diz que tem preguiça de ler. Leia um livro para alguém. Conte uma história. Narre os fatos incríveis que ele pode encontrar nas páginas do livro.


Sei que aqui somos todos leitores (ou acredito que quase a maioria que passa por aqui), mas é pelo amor a leitura, a divulgar e difundir o hábito de ler é que aqui estamos. Foi com esse objetivo que o GL foi criado. Espalhar a leitura por aí. E é incentivando, mesmo que nos pequenos momentos, que podemos mudar a vida de alguém. 

Vamos falar do prazer de ler para alguém hoje?

Conheça um pouco sobre a campanha Leia.Seja.
Visite a página no Facebook Leia.Seja.

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge