Garotas e livros

[Dorama] Miss Hammurabi

Por 18:18 0 comentários

dorama coreano

Faz tempo que terminei esse drama e estava sem saber como falar sobre ele, na verdade ainda estou, mas vamos lá.

Já falei em outros posts sobre dorama da diferença da cultura oriental para a ocidental, isso é notável das pequenas às grandes coisas. Mas algo que sempre me incomodou (e ainda incomoda muito) é como as mulheres são colocadas como inferiores. Claro que isso não é uma questão só de lá, infelizmente ainda permeia o mundo todo. Mas nos dramas orientais o poder dos homens sobre as mulheres beira em um nível absurdo e ver a evolução contra desse tipo de comportamento é bem reconfortante. Torço para o que temos visto como crescimento das relações humanas na ficção, esteja também ocorrendo na vida real. Que as mulheres continuem reagindo aos absurdos impostos pelos homens durante séculos. Nos últimos dramas lançados, dá pra notar esse novo posicionamento, como se, enfim, a sociedade estivesse reagindo e diluindo esse sistema predominantemente machista.

Quando você vê uma mulher desconhecida tomando partido de outra, dá sempre um calorzinho no peito. E o drama já começa assim, cheio desse calor humano de se colocar no lugar do outro, e não somente de mulheres, mas de quem realmente necessita ser ouvido e compreendido. 

novela coreana

Como juíza, a Park Cha Oh Reum tem o trabalho de ouvir, compreender e analisar os casos conforme as leis. Mas ela sempre vai mais além, ela realmente se importa com cada caso. Ela tem compaixão com os que precisam e luta por ideais de igualdade e justiça. Ela ouve os que não tem voz perante as injustiças da vida e, embora acabe se envolvendo emocionalmente demais no seu trabalho, ela é motivo de orgulho e a que me fez chorar pra caramba.

k drama


Trabalhando com ela, temos os juiz Im Ba Reum, que é basicamente seu oposto em personalidade. Um juiz extremamente correto que procura se manter afastado de cada caso e avalia a lei como ela é, dura, crua e nem sempre acolhedora.

novela coreana

Ele é centrado e conformado com a vida e ao modo como as coisas acabam acontecendo com cada um. As vezes a gente quer dar uns sacodes nele, mas é impossível não se encantar com ele logo de início, ainda mais quando a gente descobre que eles estudaram juntos quando mais novos e acabam se encontrando novamente. 

juizes coreanos

Claro que tem romance né? Embora ele fique em segundo plano, ele existe, mas o que mais vemos por aqui é a realidade de vidas comprometidas com algo. Injustiças, abusos, corrupção e o velho machismo sempre presente. Como a trama se passa em um tribunal, a cada novo caso, tem uma situação a lidar, e equilibrar a razão com a emoção nem sempre é uma tarefa fácil para os juízes.

novela coreana

Apesar da seriedade dos temas abordados, o dorama é cheio de momentos divertidos e fofos, muito bem dosado dentro dos episódios. A relação dos juízes com o juiz chefe impaciente é hilária, assim como o galante Jung Bo-Wang, também juiz e amigo de Im Ba Reum, a secretária maravilhosa Lee Do-Yeon e a família de Oh Reum. É um drama recheado de personagens cativantes e importantes que só acrescentam uma leveza às histórias de um dia a dia de um tribunal.

dorama

A cada novo episódio uma mensagem dura vem à tona. Seja sobre corrupção nos órgãos governamentais, seja em abuso sexual dentro de uma empresa, seja sobre o direito da mulher de ir e vir sem que seja assediada por algum lixo de ser humano, seja sobre questões familiares. É um aprendizado de como age a humanidade e uma amostra de como a justiça é aplicada em cada caso. O drama vem repleto de momentos tensos e mensagens tocantes e que nos fazem refletir bastante, são problemas comuns a todo mundo mas que no fim nos deixam sempre uma lição.

empoderamento feminino dorama

Recomendo imensamente que vocês assistam! A história foi muito bem trabalhada e nos deixa uma mensagem clara de que realmente as coisas estão prestes a mudar. Que a mulher está encontrando seu lugar de destaque e sabe que não precisa mais ser oprimida em uma sociedade tão patriarcal como é na Coreia (e no mundo, ainda). A cada novo episódio é uma tapa sem mão e que arde bastante. Me dá um orgulho e uma esperança de dias melhores para tantas pessoas, mulheres ou não, vítimas de um sistema que por vezes é tão opressor. Foi um dorama incrível e que todos deveriam assistir. Com certeza é um dos favoritos do ano!

cenas miss hammurabi

Ela é maravilhosa, ela ❤

Você pode assistir o drama no Kingdom Fansubs!


k drama

~ XOXO ~

Você Deve Gostar Disto:

0 comentários

Translate

Garotos são bem-vindos!

Google+ Badge