Garotas e livros

O Diário de Anne Frank

Por 17:17 1 comentários


"[...] Depois adormeço com a ideia tola de querer ser diferente do que sou, ou de que não sou como queria ser e de que faço tudo ao contrário. Queria agir de outra maneira e não ser como sou."

 

o diário de anne frank


Não sei porque não havia lido esse livro antes. Mas esse ano saiu! Estou tentando ler os clássicos e, lógico, a história da Anne não poderia passar batido. Embora eu já conhecesse muita coisa sobre a história, foi uma experiência única poder ler as palavras da garota que mostrou ao mundo que ela seria lembrada após sua morte. Palavras do seu dia a dia num esconderijo. Alemã de origem judaica, sua família teve que se esconder por muito tempo na esperança de que a perseguição acabasse, de que a guerra findasse. De que eles pudesse, enfim, viver em liberdade, como qualquer outra pessoa. 


Título original: The Diary of Anne Frank
Autora: Annelies Marie Frank
Editora: Livraria família cristã
Ano: 2019
Páginas: 224
Adicione: Skoob

Primeiro trecho do diário:
"Vou iniciar a partir do instante em que ganhei você, quando o vi na mesa, entre meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, mas isso não faz diferença.)"

nazismo


"[...] Gostaria de voltar a viver assim, só por uma tarde, uns dias ou uma semana, despreocupada, mas no fim da semana estaria cansada e ficaria grata à primeira pessoa que me aparecesse a falar de coisas sérias. Não preciso de admiradores, mas, sim, de alguém que dê valor a minha maneira de ser e ao meu caráter. Sei que assim terei menos gente à minha volta. Mas não importa, o principal é que me fiquem algumas pessoas de caráter."

Anne relata seus dias, fala sobre a acomodação onde ficou, um anexo criado e escondido onde o pai trabalhava. Fala das outras pessoas que foram se esconder lá também, das notícias da guerra que eclodia e a cada avanço. Dos judeus que foram mortos ou levados à campos de concentração. É triste e pesado ter a noção de que tudo isso é real. E por mais que os livros de história e filmes retratem esses dias, ler nas palavras de uma adolescente o medo e o temor de que isso acontecesse a ela, uma menina que só queria viver, queria alguém que a amasse, queria ser compreendida, queria ter uma vida que valesse a pena, ser uma escritora, ver todos esses sonhos e desejos serem arrancados e assassinados é doloroso. 


"Enquanto ainda há um sol tão brilhante, um céu sem nuvens e tão azul, e enquanto me é dado ver e viver tamanha beleza, não devo ficar triste."

E quantos sonhos não foram mortos? Quantas vidas foram interrompidas porque alemãs nazistas se achavam superiores e decidiram que os judeus tinham que ser eliminados. Em massa. Me dá uma raiva e uma sensação de impotência só de pensar nessa época, nessa tortura, nesse massacre em massa. Há filmes que nem consigo assistir porque o que é retratado me dói, machuca, me envergonha e me entristece. Como o ser humano é capaz de tamanha atrocidade? E como, ainda, alguns se levantam com orgulho para bradar sobre esse momento histórico e triste?



"Não acredito que a culpa da guerra seja só dos governantes e dos capitalistas. Não, o homem comum também tem a sua culpa, pois não se revolta. O homem nasce com instinto da destruição, do massacre, da fúria, e, enquanto toda a humanidade não sofrer uma metamorfose total, haverá sempre guerras. O que se construiu e cultivou e o que cresceu será destruído, e à humanidade só resta recomeçar."


Anne é apenas uma adolescente. Tem suas dúvidas, suas crises, e apesar de ser extremamente inteligente (ou talvez por isso), ela continua sentindo falta de algo ou de alguém com quem compartilhar todos os seus pensamentos e ideias. Ela nos conta sobre cada morador, sobre os amigos que os ajudam e levam comida e outras coisas, sobre os ataques, sobre os sentimentos reais e sinceros de uma menina que conta os dias para ver o mundo. 


"Converso a mesa mais comigo mesma do que com os demais, o que tem duas vantagens: provavelmente todos ficam contentes quando falo pouco e, além disso, não preciso me aborrecer com as opiniões dos outros. Como acho as opiniões deles quase sempre tolas e só as minhas certas, o melhor é não dizer nada."

É um livro que todo mundo deveria ler, nem que seja para conhecer mais um pouquinho de como foi que famílias viveram escondidas por anos, esperando o fim da perseguição. E ainda assim, para a grande maioria, não conseguiram ver este dia. 


"[...] Sim, porque uma pessoa pode sentir-se só, mesmo no meio de muita gente amiga, se souber que não ocupa um lugar muito especial no coração de alguém."


XOXO

Você Deve Gostar Disto:

1 comentários

  1. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir

Translate

Garotos são bem-vindos!